Capuchinha. Descubra todos os benefícios para a sua saúde, de onde a mesma vem, e várias dicas de como cultivar a planta em casa.
De nome científico Tropaelum majus L., a capuchinha é da família das Tropeoláceas e é uma planta popularmente conhecida como chagas, mastruço, agrião grande, Peru, sapatinho do diabo, nastúrio, capuchinha grande e cinco chagas. Trata-se de uma planta herbácea do tipo rasteira com caule retorcido, mole e suculento.
A planta ainda possui folhas em tom verde claro e formato arredondado. Suas flores podem vir com várias tonalidades:
- Salmão
- Branca
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo
A capuchinha também possui frutos formados por 3 aquênios pequenos e na cor verde. A planta traz um perfume bem agradável e que chamam bastante atenção.
A capuchinha é uma planta comestível e tem um sabor fresco e picante parecido com o do agrião.
Conteúdo
Capuchinha Origem
Sua origem remete às elevadas altitudes dos Andes que vão desde a Bolívia até a Colômbia. Além dos benefícios para a saúde a planta capuchinha também é muito utilizada como planta ornamental.
Muito presente em jardins e parques nas regiões subtropicais temperadas em praticamente todo o planeta. Tem sido bastante alternativa de tratamento para diversas condições de saúde e em várias receitas.
É muito fácil cultivar a capuchinha em casa, já que a mesma não requer muitos cuidados.
Como Cuidar de Capuchinha
Como já mencionei, a capuchinha é bem fácil de ter. Ela pode ser plantada em jardins, vasos, canteiros, desde que o local lhe permita receber luz direta do sol por pelo menos 4 horas diárias.
Deve ser regada regularmente e de maneira espaçada, mas o solo não deve ficar encharcado, apenas úmido. Caso seja utilizado um guia, a planta pode se tornar uma trepadeira.
Em relação ao solo, a mesma comporta-se melhor naqueles leves, com boa umidade e ricos em matéria orgânica.
Para Que Serve a Capuchina
Além de ser usada como planta ornamental, a mesma também pode atuar afastando pulgões, podendo ser plantada junto com outras coisas.
Seu sabor agradável a faz ser bem vista na culinária no mundo inteiro. No entanto, seu principal uso é como planta medicinal. Confira seus benefícios:
- Purgativa
- Antibiótica
- Expectorante
- Digestiva – melhora o processo de digestão
- Antisseptica
- Diurética
- Desinfetante
- Estimulante do apetite
- Depurativa – ajuda a limpar o sangue
- Sedativa
A mesma é rica em vitamina C, oxalatos, ácidos graxos, óleos essenciais, fero, iodo, potássio, cálcio, frutose, glicose, flavonoides etc. Desse modo, a mesma é indicada para infecção urinária, cicatrização de feridas, retenção de líquidos, alergias, acne e outros.
Dentre sues benefícios também podemos citar sua ação em melhorar resfriados e tosses e ainda ajuda a eliminar caspa e fortalecer os cabelos.
Como Utilizar a Capuchinha
A capuchinha possui folhas e flores comestíveis e podem ser usadas em saladas. No entanto, é possível fazer chá com suas folhas e usar tanto via oral como para lavar os cabelos e feridas.
Contraindicações
- Pode causar irritação gástrica e se consumidas exageradamente, baixa a pressão.
- É contra indica em caso de hipotireoidismo, gastrite, insuficiência cardíaca ou renal, amamentação e gestação.
Nossa! Quantos benefícios possui essa planta, vou passar a tomar o chá dela!