Já é sabido que elaborar o projeto de uma residência não é tarefa tão simples. Todos os aspectos e considerações devem ser levados em conta, inclusive a decoração de cada espaço do ambiente. Com a escolha do carpete não é diferente. Na hora de escolher, tenha em mente alguns fatores decisivos, como: textura, espessura, cor, custo etc. Dentre as características do carpete que considerar o ideal para o seu projeto, verifique se ele é – antes de mais nada – antialérgico, antichamas e antibacteriano, isolante acústico e térmico, antiderrapante e se ele é produzido com fibra sintética.
Composição do carpete
A fibra que compõe sua estrutura é a principal característica que se deve observar e existem quatro tipos: de lã, que é uma fibra natural, denso e oferece uma grande gama de opções. Em caso de presença de fogo, a lã inibe a propagação rápida das chamas; de náilon** (dentre os mais usuais o náilon 6 e o náilon 6.6), que oferece durabilidade, é de fácil manutenção, é bastante macio, retém a textura, resistente a sujeiras e manchas e oferece uma grande variedade de cores. Um dos principais pontos desse tipo de fibra são seus fios, que depois de amassados, retornam a sua estrutura original, sem danificá-la – o que comprova a elasticidade do material. Além disso, são oferecidas propriedades antichamas, antialérgicas e antiestáticas, fazendo desse fato, um ponto decisivo para o mercado
O carpete de poliéster oferece suavidade ao toque, é resistente a manchas e suas cores ficam mais brilhosas (em contrapartida, é recomendado para ambientes sem muita movimentação); e de polipropileno, que apesar de ser resistente a manchas hidrossolúveis e antiestático, tem desempenho menor que o de náilon.
Os carpetes também apresentam estilos variados, entre eles: pelo cortado e buclê (do francês bouclé), que consiste em fios grossos formando “alças” muito rasas (parecendo encaracoladas), comumente usadas em locais de grande circulação. O buclê também pode ser encontrado em espessuras diferentes (que define sua altura), com ótima durabilidade. E o pelo cortado, que dependendo da fibra usada, determinará sua durabilidade.
Uma das principais funções do tapete é a estabilidade que ele garante em relação a um piso liso, como piso de madeira encerado, ou outros pisos por exemplo. Porém, convém alertar os cuidados que se deve ter na manutenção periódica dele: não use produtos desconhecidos para limpar manchas e sujeiras, pois pode danificar e alterar a cor do carpete; o uso do aspirador é bem-vindo, uma vez que ele remove as sujeiras mais difíceis e garante a durabilidade do carpete; lave-o pelo menos uma vez por ano; não se deve confiar no processo de lavagem a seco, pois na maioria das vezes são usados produtos solventes que estragam o material; não use máquinas a vapor, pois elas não têm a função de sugar a sujeira (pelo contrário, elas espalham); se tiver animais domésticos certifique-se que não haja urina, pois sendo ácida, mancha e danifica o carpete. Caso apareça, absorva com um pano o máximo que conseguir e lave-o (se mandar para uma lavanderia, veja se é de confiança e quais são os materiais utilizados no estabelecimento).
(** do inglês nylon – marca registrada.)
Comentários