Casa Verde Amarela 2022: Como Funciona, Inscrição, Resultado

O sonho do brasileiro sempre foi conquistar a casa própria. Principalmente quando opta por constituir uma família. Porém, para sair do aluguel, nem sempre é tão simples. É necessário localizar imóveis onde as parcelas cabem no bolso e quem nem sempre as oferecidas no mercado são a realidade. Entretanto, o Governo disponibiliza diversos programas habitacionais para facilitar a realização deste sonho. O programa Casa Verde Amarela 2022 ainda não tão popular também ajuda as pessoas nesta situação, reunindo iniciativas para ampliar a quantidade de moradias.

Desta forma, não só ajuda as pessoas nesta condição, como também impulsiona o mercado de construção e tecnologia, gerando empregos e girando a engrenagem da economia.

Com esta nova forma de financiamento, não só moradias novas são beneficiadas, como também a melhoria ou reconstrução de residências já existentes, proporcionando melhor bem estar.

Casa Verde Amarela

Casa Verde Amarela

O Governo Federal está sempre em busca de auxiliar os cidadãos com menores condições financeiras, além do Casa Verde Amarela, há também outras facilidades como o programa Minha Casa Melhor, financiamentos da Caixa e muito mais. No caso dos financiamentos da Caixa, é possível que o cidadão acesse ao Simulador Caixa e tenha uma prévia dos valores que deverão serem pagos.

Como Funciona

O governo prevê algumas formas de utilização.  São elas:

  • Financiamento de imóveis: serão divididos em 3 grupos de acordo com a renda mensal e, desta forma, aplicar a taxa de juros de forma adequada. O grupo inicial (que terá a menor renda) terá a menor taxa aplicada e subsídios na compra.
  • Regularização fundiária: o projeto do Governo prevê o mapeamento de famílias em terrenos e casas irregulares. E, ao invés de retirá-las, deseja regularizar e deixar as residências de forma habitável, reformando ou reconstruindo suas casas. Lembrando que esta opção está disponível para os 3 grupos, porém apenas o primeiro tem a menor taxa.
  • Reformas e retomadas de obras paradas: esta modalidade é bem próxima à já existente da Minha Casa, Minha Vida, porém com melhorias, sendo a utilização do FGTS para cobrir saldo devedor. Para esta modalidade está disponível a redução de taxa de juros para o Norte e Nordeste.

Diferenças entre Casa Verde Amarela e Minha Casa Minha Vida

Existem algumas diferenças para beneficiar regiões mais necessitadas e que não possuem as oportunidades das grandes metrópoles.

Um ponto a se considerar é que nas regiões Norte e Nordeste, os juros praticados serão menores, sendo este um dos grandes diferenciais. Atualmente, a regra e aplica somente para a renda familiar.

Além dos financiamentos habitacionais, o programa propõe a regularização fundiária e retomada de pequenas obras dos usuários.

Diferenças entre Casa Verde Amarela e Minha Casa Minha Vida

Diferenças entre Casa Verde Amarela e Minha Casa Minha Vida

Se você está pensando em construir, mas não tem muita condição financeira, irá se interessar pelo programa Construcard.

Como se Inscrever no Casa Verde Amarela

O período para inscrição ainda não está aberto. Mas fique esperto! Ainda este ano serão publicadas as portarias para seleção fundiária de habitação.

As obras e serviços seguirão todos por uma linha de financiamento privada, porém toda a seleção de habitação e fundiária serão controlados e assistidos pelos poderes públicos municipais, podendo inclusive indicar locais, estudando a viabilidade econômica e localização.

Como se Inscrever no Casa Verde Amarela

Como se Inscrever no Casa Verde Amarela

Resultado

O resultado esperado é uma maior adesão de participantes, pois estará mais acessível.

Além de regularizar situações precárias de moradia, programa pretende alcançar diversos patamares, inclusive incluindo cerca de 1 milhão de famílias no crédito imobiliário.

Não desanime! Mesmo sem data prevista é importante sempre acompanhar as novidades para não perder o período de inscrição.

Comentários