Existem vários nichos diferentes no setor de construção e cada tipo ou modelo de construção tem suas características próprias. A principal característica das casas geminadas está em seu próprio nome. A raiz latina da palavra é “gemini”, que significa “gêmeo”, e uma casa geminada nada mais é do que uma casa “gêmea” à outra. Ou seja, divididas apenas por uma parede, como se fossem apenas uma construção, lado a lado. Além disso, elas costumam ser “espelhadas”: ou seja, tudo o que uma possui a outra também possuirá, mas em lados inversos.
Esse tipo de construção teve seu auge na última década, para cair um pouco nos últimos anos do século e voltar a subir nas estatísticas do nicho de construção de algum tempo para cá. Isso se deve ao fato de que há cada vez menos espaço disponível, mesmo em condomínios; por isso a escolha pelo maior aproveitamento de espaço.
Conteúdo
Fachadas de Casas Geminadas
Apesar de ser uma construção que fica sobre a divisa do terreno e possuir riscos de problemas de falta de ventilação, é possível fazer excelentes projetos de casas geminadas, com projetos que valorizem a fachada e permitam uma boa circulação interna de ar. Confira a seguir alguns projetos de sobrados e se inspire no seu projeto de construção residencial.
Fachadas modernas de casas geminadas
Fachadas de casas geminadas simples
Casas Geminadas Duplex
Plantas de casas Geminadas
Os prós e os contras das casas geminadas
Como todo empreendimento, as residências geminadas possuem vantagens e desvantagens. O principal ponto a favor é o fato da economia de espaço e os preços mais baixos na aquisição do imóvel.
Em contrapartida, alguns pontos podem ser incômodos numa casa geminada. Entre eles:
- Barulho: ruídos da casa vizinha podem ser um fatores inevitável e bem incômodo. É necessário haver boa comunicação e respeito entre vizinhos, pois a privacidade fica abalada e os ruídos podem atrapalhar a rotina da outra casa. Outra dica para quem deseja construir uma casa geminada é o uso de materiais com uma boa capacidade de isolamento acústico, que pode ser a chave para evitar conflitos entre vizinhos;
- Infiltrações: como há apenas uma parede dividindo as duas casas, um problema de infiltração atinge as duas residências, gerando transtorno dos dois lados. Na hora de resolver o problema, as duas famílias terão de passar por transtornos. Novamente vale lembrar que comunicação e paciência são importantes nessas horas!
- Ventilação e iluminação: a parede sem janelas que liga as duas casas precisará ser compensada com outras, mais abertas, com ventilação e iluminação, ou as casas podem sofrer com a falta de luz adequada, além de adquirir cheiro característico de locais abafados. Por isso o projeto deve ser muito bem planejado, para evitar ambientes sem ventilação natural.
Por causa desses fatores citados, é normal que muitas pessoas evitem construir ou comprar esse tipo de imóvel. Porém, nos projetos já aprovados para condomínios, as casas geminadas têm sido construídas de maneira que minimizem esse tipo de incômodo, utilizando-se de determinados materiais que colaborem em manter a autonomia e privacidade das duas casas.
Porque Construir casas Geminadas
Existem algumas situações em que a construção de casas geminadas é mais comum, sendo as principais a falta de espaço no terreno, que acaba forçando o proprietário a construir a casa sobre a divisa para aproveitar melhor o terreno, e no caso de construções de caráter social, em que a economia de espaço e de materiais na construção torna preferível o uso desse tipo de arquitetura.
Vale lembrar que se o seu terreno tiver espaço disponível, o ideal é evitar esse tipo de construção para evitar os problemas com vizinhos.
Comentários