Muito popular em construções, principalmente em muros, o chapisco é usado para integrar revestimentos de superfície externa e interna. Embora, pareça uma tarefa trabalhosa, o processo de chapiscar parede pode ser realizado facilmente, inclusive por pessoas que não possuem experiência na área de construção.
Desse modo, posso afirmar que o chapisco pode ser algo trabalhoso, que leva mais tempo para fazer, a depender do tamanho das paredes, mas seguindo os passos corretos você conseguirá.
Feito com uma massa produzida com cimento, o chapisco geralmente é aplicado diretamente sobre o tijolo, bloco ou concreto.
Hoje falaremos sobre os tipos de chapiscos e também sobre como fazer sem ajuda profissional. Continue lendo e saiba tudo sobre está técnica.
Chapisco Rolado
Vou começar falando sobre um tipo de chapisco muito popular por ser mais prático na hora de aplicar, essa modalidade é um produto comum, a base de cimento, mas com resina PVA adicionada, ela pode ser aplicada com a utilização de um rolo. Por isso, na hora da aplicação você terá menos perda de produto e também aumentará a produtividade.
Não é necessário produzir a massa como se faz naturalmente, pois ela já é vendida no ponto para ser usada.
Atualmente, contamos com diversas marcas no mercado que oferecem produtos de alta qualidade. Por exemplo:
- Quartzolit
- Ceramfix
- FIDA
- Jofege
- Colafix
Por conseguinte, o preço do produto pode varias de acordo com a marca, por exemplo, 20 kg do Quartzolit colante custa em média 30 reais.
A massa feita em casa e tradicionalmente utilizada, igualmente pode ser aplicada dessa forma.
Máquina de Chapisco
Aplicar chapisco pode ser trabalhoso ou não e isso vai depender da técnica utilizada, a aplicação com um rolo, certamente é menos trabalhosa, adianta o trabalho e evita desperdício.
O método tradicional utilizado pelos pedreiros e que se baseia em colocar a massa na colher e jogar na superfície, é mais demorado e desperdiça muito material, mas por outro lado, temos a opção da máquina que faz essa aplicação de maneira rápida e prática.
Esse tipo de maquinário geralmente projeta vários tipos de revestimentos com um jato preciso, e a grande vantagem aqui é a rapidez, mas temos outro benefício. O jato é muito preciso e, por isso, não deixa locais vazios ou com protuberâncias ou buracos. Por certo, você não terá que reaplicar ou voltar para corrigir imperfeições.
O valor de uma máquina de chapisco varia entre 80,00 reais e 300,00 reais.
Chapisco Emboço e Reboco
O chapisco emboço é uma etapa intermediária desse acabamento, desse modo, sua função é fazer com que a superfície da parede fique o mais nivelada possível após o processo. Assim na hora de aplicar o reboco, não haverá problema como a necessidade de preenchimento de falhas. Mas sua função não é apenas essa, o emboço também age como produto impermeabilizante de parede.
O emboço é feito com cal, cimento, água e areia. Vale ressaltar que a areia deve ser do tipo grossa. Já o reboco é considerado a etapa final do acabamento feito com argamassa e deixa a superfície bem plana.
Como fazer Reboco
Veja a seguir um passo a passo em vídeo sobre como fazer reboco de maneira fácil.
Comentários