O closet é um cômodo onde se guardam sapatos, roupas, casacos, entre outros objetos, não tem janela e geralmente é uma extensão do quarto. Seu espaço é muito apreciado pela funcionalidade que desempenha, pois traz organização, melhora a visualização das roupas e proporciona privacidade, uma vez que preserva e aproveita a parte íntima. Existem os mais diversos modelos de closet no mercado, mas nem sempre temos todo aquele espaço em casa, e para tornar o sono uma realidade, é preciso improvisar e criar um closet pequeno.
Decorando seu Closet Pequeno
Modelos de closet pequeno
Atente-se para a escolha: armários modulares ou sob medida? Especialistas ainda recomendam que os modulares são melhores para aquelas pessoas que não vão ficar por muito tempo em uma casa só, uma vez que a instalação não sendo definitiva, na mudança o morador poderá levar o armário junto. Se o intuito é ficar no ambiente por um longo período, prefira os móveis/armários sob medida, pois ficará de acordo com a preferência do morador, além de aproveitar melhor o espaço.
Veja também:
Como organizar um closet pequeno
O closet parte do pressuposto que deve ser desenvolvido conforme as necessidades e os tipos de roupas, objetos e acessórios que a pessoa possui. Por isso, é essencial saber organizar esse cômodo para que fique prático. Dividi-lo em três partes – inferior, superior e maleiro – facilitará bastante na organização. Embaixo (na parte inferior) coloque sapateiras e/ou gavetas, assim será possível colocar calças dobradas, roupas íntimas, camisetas e até acessório. Em cima (parte superior) destine aproximadamente setenta por cento do espaço para o cabideiro, para que no restante do espaço você possa colocar prateleiras onde ficarão as toalhas, roupas de cama, moletons, bolsas etc. No maleiro, destine o espaço não só às malas, como também para sacolas de viagens e itens que não são usados com tanta frequência.
Analise quantas pessoas irão utilizar o closet, por exemplo: solteiro/individual ou casal. Separe as roupas masculinas das femininas – bem como por cores – para facilitar a identificação e a organização, assim como evitar armários com excesso de roupas. Grande quantidade em um espaço pequeno dificulta a ventilação e amassa as peças, por isso, respeite a capacidade do cômodo. Não “tente dar um jeito” de caber mais uma peça, pois não valerá a pena. A decoração do closet deve oferecer facilidade de manutenção e limpeza. O espelho é um ótimo acessório nas portas dos armários, pois ajudam a iluminar o interior e dá a sensação de aumento do espaço. Prefira tons claros nesse mobiliário, bem como a cor da luz. Aqueles objetos que você costuma usar com frequência devem ficar próximos e mais fáceis de acessar.
Alguns especialistas recomendam pendurar as peças que amassam com facilidade (camisas, por exemplo) e as que não amassam podem ser dobradas (camisetas, por exemplo). As peças ‘escorregadias’, como os tecidos finos, devem ser colocadas em cabides revestidos de silicone, pois ele não deixa a peça cair. Não enrole gravatas ou cintos, pois poderão sofrer com marcas; pendure-as em cabides próprios para estes objetos (alguns gaveteiros já vêm com pequenos ganchos para esta finalidade). Coloque vestidos e casacos em posição alta para que não arrastem no piso.
Qual software utilizado para desenhar o projeto do closet.