Quer deixar seu canteiro ou jardim mais bonito? Hoje vamos falar sobre o coleus, uma arbustiva cheia de cor e que pode atingir 2 metros.
Os arbustos são plantas frondosas e lindas, super usadas em projetos de paisagismos e podemos encontrá-las em jardins e canteiros.
Não se trata apenas de projetos residenciais, estas espécies são ideais para praças, por exemplo.
Hoje vamos falar sobre o coleus, um dos tipos mais coloridos e alegres. Confira tudo!
Conteúdo
Cores e Tipos de Coleus
A coleus é uma planta com origem na Ásia, mais precisamente no sul, é do tipo arbustiva e perene.
Podemos encontrar essa espécie nas cores, roxo, rosa ou em tons esverdeados e a grande vantagem aqui é que podemos cultivá-las em tamanhos e cores diferentes.
Isso ocorre pelo fato do coleus pode ficar em vários tamanhos diferentes, nos permitindo, então, o cultivo até em vasos.
Esta é, sem dúvida, a opção perfeita para quem gosta de folhagens e cores mais vibrantes. Inclusive, indico esta espécie para decorar jardim de inverno.
Coleus em Vasos
Embora seja um arbusto e com folhagem frondosa, a coleus pode ser cultivada em vasos. Isso porque algumas espécies crescem menos e também porque podemos podá-las.
Em suma, trata-se de uma planta fácil de cuidar e que se adapta bem à maioria dos climas. Só não a indico para temperaturas muito baixas.
Aliás, a mesma é uma das plantas que gostam de sol ou meia sombra, por isso se quiser deixá-la na varanda ou no hall de entrada. No caso de interior, procure manter a planta próxima a janelas e portas.
Mini Coleus
A mini coleus é, com toda a certeza, a mais charmosa delas e é a melhor alternativa para ficar em vaso.
Uma dica para quem quer mais vida em um ambiente é pegar um vaso maior e plantar cores diferentes. Fica muito lindo!
Como Cuidar?
A priori, temos cores mais vivas quando a coleus fica à meia sombra, mas ela se mantém muito bem em ambientes com sol direto. Vejamos, então, como cuidar da mesma:
- Solo: precisa de solo fértil, de preferência, rico em matéria orgânica e com sistema de drenagem. No caso de vaso, coloque algumas pedrinhas no fundo, ou areia de praia;
- Luz: cresce bem com luz solar direta, mas fica melhor à meia sombra;
- Rega: esta é uma espécie que precisa do solo sempre úmido, mas é preciso tomar cuidado com o excesso. Logo, nada de solo encharcado;
- Poda: por fim, devemos fazer a poda para manter a coração magoado em tamanho menor ou com intuito de retirar folhas mortas;
Dúvidas Frequentes
Gosta de sol?
Em síntese sim, mas não como ela se desenvolve melhor. Com toda a certeza, ela prefere meia sombra.
Coleus é venenosa?
Suas folhas possuem muito óleo e o mesmo apresenta certo grau de toxicidade para seres humanos e animais.
Por Que chama coração magoado?
Primeiro porque suas folhas têm formato similar a um coração. Depois, porque segundo a “doutrina dos sinais”, a mesma trata doenças do coração.
Comentários