O cimento, por si só, já contém substâncias que se tornam rígidas quando em contato com a água, o que chamamos de reação de hidratação. Quando se unem o cimento e tais propriedades com os “agregados” como areia (agregado miúdo), pedra ou brita (agregado graúdo), além da água propriamente dita, têm-se o concreto. Ele é, portanto, uma mistura de ingredientes que, unidos, resultam num material extremamente resistente e durável. Dependendo do tipo do concreto, às vezes, também pode haver o acréscimo de outros itens (fibras, aditivos, etc., para enriquecê-lo de acordo com as necessidades do projeto. Porém, sua composição básica é a mesma. Veja abaixo sobre o Concreto Usinado.
O concreto é utilizado principalmente em vigas, coberturas, colunas e contrapisos, sendo produzido de maneira específica para cada uma das situações. Também pode ser usado em blocos de concreto estrutural e pavimentação interntavada de concreto.
Concreto Usinado: Usos e Aplicações
Em estruturas de concreto que necessitem de praticidade na hora da moldagem, o concreto usinado é o material ideal. Quando prepara o concreto no campo de obra, é necessário encomendar e armazenar materiais, como areia, agregados e cimento. Esses materiais estão sujeitos a ação do tempo que pode acabar inutilizando parte do estoque, além de ocuparem um espaço precioso no campo de obras. O concreto usinado resolve esse problema pois elimina todos os estoques do campo de obras, evitando desperdícios na construção civil, além de outros riscos como furto de materiais, a qual qualquer obra está sujeita. Basta encomendar e aplicar o concreto nas formas, uma grande economia de tempo em um mercado tão concorrido como o da construção civil.
As vantagens do concreto usinado não param por aí: a qualidade do material é assegurada pela empresa “concreteira”, que deve seguir padrões rigorosos. O transporte e a entrega do material são feitos pelo fabricante, em caminhões de uso exclusivo para esse fim, que levam o produto de maneira correta até o local da obra. Algumas vezes o concreto usinado pode ser a única opção de concretagem, e isto é mais comum do que se imagina: em prédios em construção em altura, muitas vezes é mais vantagem a contratação de um serviço de concretagem à fazer o concreto in loco, pois esse trabalho pode atrasar muito o andamento da obra. Assim em grandes edificações, o concreto usinado é o preferido para lajes, vigas e pilares de concreto armado.
Os grandes fabricantes de concreto têm suas usinas espalhadas pelo país e mesmo sob grande demanda, conseguem atender na maioria das cidades. Alguns disponibilizam tabelas e calculadoras em seus sites, nas quais o consumidor pode simular a quantidade aproximada de concreto para sua obra.
Outra dica importante na hora de encomendar o concreto usinado é se o concreto que você deseja encomendar vai necessitar de aditivos para a construção. Existem os mais diversos aditivos para concreto nos dias de hoje, desde plastificantes para que o concreto se assente melhor na forma, até aceleradores de pega, que reduzem o tempo da cura do concreto. Também é possível usar agregados diversos, como brita leve, agregados miúdos, para peças de menor diâmetro, e agregados maiores para peças monolíticas de concreto.
Embora tenha desenhado todo o projeto, paguei a um técnico para fazer o projeto, e ele mesmo deu entrada na prefeitura e ainda conseguiu a assinatura de um engenheiro,é assim mesmo que funciona?
Achei estranho não ter planta elétrica e hidráulica, mas a pessoa que desenhou a planta baixa me disse que isso era da competência do pedreiro, e que ele saberia o que fazer, não entendi muito bem mas aceitei como verdade. Embora até eu mesma consiga fazer a planta hidráulica, pois sei exatamente o que quero, e como já informei fiz a planta baixa,o técnico só fez passar para um papel maior.E o cálculo dos tijolos, já estou fazendo, pois sou muito boa em geometria, sei fazer esses cálculos com relativa facilidade, só terei dificuldade com os outros materiais. Outra coisa, desisti de contratar uma empreiteira, a grana de que disponho não me permite tal coisa, terei que penar fazendo a minha obra por etapas, é mais vantajoso fazer por etapas? E quanto deve estar a mão de obra para cada m² construindo? Os valores de alvenaria e acabamento diferem muito?Poderia me informar qual é o prelo praticado no momento para alvenaria?