Por certo, o cravo faz parte do grupo das mais conhecidas plantas aqui no Brasil. Quer conhecer mais sobre esta flor e aprender a cultivá-la.
O Que é o Cravo
O cravo é uma flor que possui beleza extrema e traz muita variedade de cores. O mesmo ainda apresenta pétalas em abundância e um caule em formato retilíneo, tubular na cor verde que tem lindas ramificações.
É uma flor que fica linda em jardim de inverno, em decoração de casamento e também em cercas vivas.
- Nome científico: Dianthaus caryophyllus
- Nomes Populares: Craveiro, flor dos deuses, flor de Júpiter
- Categoria: Flor perene
- Origem: Europa
- Clima: Mediterrâneo e subtropical
- Luminosidade: Sol pleno
- Altura:4 até 0.6 metros
- Ciclo de vida: Perene
Significado do Cravo
Estamos falando sobre uma planta muito citada em meio aos mitos gregos e romanos.
Desta maneira, recebe o nome de flor de Júpiter em Roma pelo fato de ter características bem similares ao deus que possui o este nome. Assim sendo, na mitologia Grega o deus que representa o mesmo é Zeus.
Pelo fato de possuir um significado mitológico e ter variedade de cores, o cravo é conhecido em muitas culturas como a flor que traz boa sorte.
De certo ela tem o dom de promover boas energias, facilita vitórias e atrai bênçãos, talvez por esse motivo, está presente em festivais e bandeiras de muitos países.
O simbolismo do cravo é tão importante que uma guerra em Portugal recebeu seu nome “Revolução dos cravos”.
Tipos de Cravo
Por outro lado, cada tipo (cor) de flor tem um significado diferente. Veja a seguir:
Rosa: Boas recordações e carinho;
Vermelho: Amor profundo e gratidão;
Amarelo: Falta de reciprocidade, conformismo, muita alegria e sorte financeira;
Branco: Inocência e pureza quando lisa, mas se houver listra significa amor não correspondido;
Como Cuidar de Cravo
Primeiramente, o cravo pode ser cultivado em qualquer época do ano sem nenhum problema de desenvolvimento.
No entanto, o mesmo não vai se desenvolver bem em temperaturas muito baixas. O ideal é que a mesma esteja entre 21° e 24° C.
As sementes do cravo possuem o tamanho relativamente grande e por isso são bem fáceis de manusear.
Confira dicas simples para cuidar de cravo em casa:
- Sem dúvida, o cravo é uma flor que necessita de muita luz solar, por esse motivo, escolha um local propício para coloca-la. É fundamental que sua planta tome sol na maior parte do dia, portanto, se você mora em uma região fria, precisa protegê-la dessas temperaturas.
- O solo precisa ser altamente poroso ou as raízes da planta apodrecerão e você não conseguirá ver nascer sua flor. O ideal é utilizar calcário e matéria orgânica, no fundo do vaso é necessário colocar algo que ajude a água das regas escoar com facilidade, então invista em um sistema de drenagem.
- A respeito da irrigação, elas precisam ser regulares. Embora a planta goste de bastante sol, deve ter seu solo sempre úmido. Nunca deixe que o solo seque totalmente, mas também cuide para que não fique encharcado.
- Quanto ao adubo que precisa ser utilizado nos cravos, deve ocorrer de maneira constante. Isto é, adube a terra dos seus cravos uma vez por semana durante o verão por conta do aumento das regas. Já nas outras estações do ano, adubar uma vez ao mês já é suficiente na hora de cuidar.
Comentários