Curso de Marceneiro Senai 2021

O curso de marceneiro do Senai 2021 tem como objetivo capacitar os seus alunos, tomando como missão ensinar todos os passos básicos para o desempenho da função. Dessa forma, os marceneiros formados pelo curso de marceneiro do Senai 2021 devem concluir o curso sendo capazes de criar, reparar e restaurar móveis de madeira.

Esses alunos também serão capacitados para interpretar projetos, ou seja, eles serão capazes de ler plantas e compreender detalhes técnicos. Outro aspecto abordado durante a profissionalização é o manuseio seguro de equipamentos, tanto manuais quanto elétricos, por serem necessários para a confecção dos móveis.

Curso de Marceneiro SENAI 2021

Curso de Marceneiro SENAI 2021

Curso de Marceneiro Senai

As empresas e companhias atuais, durante a contratação de novos empregados, dão preferência aos candidatos com as melhores qualificações. Uma boa especialização, além de garantir serviços bem realizados, colabora para o crescimento e o renome da firma. Dessa forma, os cursos profissionalizantes são bastante procurados, já que são capacitações que profissionalizam os alunos de maneira efetiva e mais rápida.

O curso de marceneiro do Senai é exemplo de uma dessas especializações. Essa profissão é indicada para aquelas pessoas que possuem o desejo de trabalhar com a fabricação de móveis. Os profissionais desse setor estão envolvidos em todas as etapas da movelaria, que vão da projeção à conclusão de novas peças, possuindo, por conta disso, um amplo mercado de trabalho.

Veja, a seguir, todas as dicas e informações que você precisa saber sobre essa capacitação do Senai.

✅ Confira outros cursos do SENAI com inscrições abertas:

Conteúdo do Curso de Marceneiro Senai

Como o objetivo do curso de marceneiro do Senai é a confecção de móveis sob medida, deve-se levar em consideração que são muitas regras a serem transmitidas (tanto ambientais e técnicas quanto de saúde e de segurança), o que faz desse curso um curso longo. Assim, o Senai divide as lições por unidades curriculares. Veja quais são esses módulos:

  • Operação de Máquinas Convencionais;
  • Fabricação de Móveis Sob Medida;
  • Manutenção de Máquinas;
  • Materiais de Meios de Produção;
  • Sistemas de Medidas e Representação Gráfica.

É importante ressaltar que para receber a sua certificação, o aluno deve concluir todas essas etapas. E também deve ser bem sucedido nas avaliações aplicadas.

Carga Horária do Curso de Marceneiro Senai

Por possuir uma extensa grade curricular, a carga horária do curso de marceneiro do Senai também é extensa, sendo composta por 220 horas. Esse total é dividido em:

  • 90 horas para a operação de máquinas;
  • 60 horas para a fabricação de móveis;
  • 20 horas para a manutenção de máquinas;
  • 20 horas para os meios de produção;
  • 30 horas para os sistemas e as representações gráficas.

Mercado de Trabalho do Curso de Marceneiro Senai

O Senai possui unidades em todo o território brasileiro. Então, o certificado emitido pela instituição é reconhecido por todas as empresas.

Assim, o marceneiro formado possui grandes oportunidades de trabalho, pois, além de ter uma capacitação renomada, esse profissional é amplamente solicitado. Como essa especialização capacita o aluno a restaurar e projetar móveis, ele pode trabalhar tanto para pessoas físicas, que precisam de móveis para as suas residências, quanto para empresas de construção e de arquitetura, que atuam diretamente no setor de construções e de design de interiores.

Quanto ao salário de um marceneiro, o valor varia, já que muitos optam pelo modo autônomo. Além disso, deve-se levar em consideração a experiência profissional de cada pessoa. Porém, a média dessa profissão é de R$1.814.

✅ Veja mais cursos de aprendizagem com vagas abertas:

Inscrição do Curso de Marceneiro Senai

O Senai atua em todo o país. Logo, o curso de marceneiro do Senai é oferecido por todos os estados brasileiros.

A inscrição costuma ser realizada presencialmente. Também é importante ressaltar que são exigidos alguns requisitos, que são:

  • Possuir pelo menos 16 anos;
  • Ter concluído o Ensino Fundamental.

No site do Senai, você pode descobrir quais escolas da sua região oferecem a profissionalização de marceneiro. Para acessar a página é simples, basta:

  • Acessar o site do Senai, clicando aqui;
  • Inserir o seu estado e a sua cidade nos lugares indicados;
  • Clicar em “buscar”;
  • Escolher a unidade que você deseja e clicar nela para saber mais;
  • Tomar nota dos endereços e dos telefones informados;
  • Entrar em contato com essas unidades para receber mais informações sobre os cursos e sobre a inscrição nos mesmos.

Curso de Marceneiro Gratuito no SENAI

Todas as especializações oferecidas pelo Senai são pagas, até porque a instituição possui grande renome. No entanto, existem programas sociais que oferecem bolsas às pessoas carentes, e você pode tentar uma dessas vagas.

Para participar do programa, primeiramente, o interessado não pode possuir uma renda familiar maior que a de 1,5 salário mínimo.

Desde que você atenda a esse pré-requisito, você pode concorrer a uma dessas bolsas. Vale lembrar que a quantidade de vagas é limitada, então, é importante se atentar às informações sobre disponibilidade de vagas nas unidades da sua cidade. Os novos dados são veiculados na página do Senai, mas você também pode entrar em contato diretamente com as escolas, telefonando ou enviando um e-mail (todos esses canais de comunicação também estão disponíveis no link listado acima).

5/5 - (2 votes)

Comentários