Decorar cômodos do ambiente com flores traz um clima agradável e confortável não só pelos seus belos perfumes, como também pelas cores que trazem alegria ao recinto. Apesar de possuírem uma vida curta após colhidas, as flores proporcionam uma vida extra ao ambiente que dificilmente alguma outra peça de decoração seja capaz de transmitir, por isso, preparamos algumas dicas de decoração com flores para você se inspirar em seus ambientes.
Conteúdo
Cuidados na escolha da espécie
Ao deixar sua casa mais charmosa, escolha pontos estratégicos para que as flores não atrapalhem a passagem. Ao decorar ambientes externos, as flores naturais requerem cuidados com adubo, irrigação e iluminação natural. Na hora de escolher a espécie, é preferível as que não tenham aroma intenso (jasmim e dama-da-noite, por exemplo). Por isso, há quem prefira as artificiais que podem ser confeccionadas em tecido, seda, papel e outros materiais, destacando o artesanato com um grande aliado para a montagem de arranjos que encantam e embelezam do mesmo jeito. Mas não exagere, pois pode ficar cafona.
Decoração com flores naturais
Embora flores naturais sejam mais caras (principalmente em maio, mês das noivas e comemoração do Dia das Mães, em junho, Dia dos Namorados e em novembro, Dia de Finados), é possível fazer uma decoração com flores chique e elegante com recipientes de tamanhos diferentes, como por exemplo, uma chaleira, garrafinha de vidro transparente ou outro utensílio são bem interessantes para ajudar na decoração. Algumas flores saem mais em conta, como girassol, margarida, cravina, crisântemo, entre outras. Flores flutuantes em taças transparentes é uma ótima pedida. Coloque a água (preferencialmente filtrada e na temperatura ambiente) sem derramá-la sobre a mesa em quantidade que faça a flor flutuar. Não colocar flores muito grandes e/ou perfumadas em ambientes fechados, pois irá sufocar quem estiver no local e se tornar insuportável. O que importa, na verdade, não é o tamanho, mas o arranjo que será escolhido de acordo com sua preferência.
Não se esqueça de escolher um vaso que orne com a flor desejada. Pode ser de vidro, cerâmica e madeira. Combine também cores com a cor do vaso; quando a cor da flor tiver tonalidade forte, escolha vasos mais básicos, com cores neutras e tons suaves e/ou transparentes. Assim, o visual não ficará “carregado”.
Veja qual combina mais com você: as rosas traduzem um estilo romântico; lírios e cravos são mais clássicos; folhagens e orquídeas deixam o ambiente contemporâneo; e as flores campestres lembram estilo rústico. Lembre-se de que não existe uma “receita” que te dirá qual a melhor flor ou o melhor arranjo. Isso vai de cada pessoa, é um gosto singular.
Decoração com Flores por época do ano
É importante considerar a época do ano para escolher a espécie mais apropriada.
- Para a primavera: rosa, cravo, orquídeas (phalaenopsis e demphale), copo-de-leite, hortênsia, lírio, gérbera, entre outras;
- para o verão: hortênsia, cravo, rosa, astromélia, lisianto, cherry, entre outras;
- para o outono: gérbera, flor de ervilha, animajo, rosas, orquídeas (cymbidium e catleya), entre outras;
- para o inverno: tulipa, rosas, astromélia, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite, flor de ervilha, flor de cerejeira, entre outras.
Na primeira, evite flores perfumadas, como a angélica, que além de murcharem mais rápido, o calor intensifica seu aroma, que se torna enjoativo. No verão, não escolha flores sensíveis a altas temperaturas, como a gérbera e o copo-de-leite. No outono, as rosas ficam em alta, mas também são as mais caras, pois quanto mais frio, maior o preço da espécie. Essa estação é ruim para decorar com lírios, que não desabrocharam.
Comentários