Ter uma varanda é ter um espaço aberto e arejado em uma casa ou apartamento. Se utilizadas de maneira correta, é possível tirar proveito máximo do local como parte importante do lugar e não apenas como um espaço para entulhar coisas sem uso. No caso de apartamentos pequenos, por exemplo; é possível que as pessoas utilizem o lugar como uma extensão da planta, ganhando mais um “cômodo”.
Na hora de escolher cores e móveis, decida primeiro o que vai desejar fazer no lugar: se há espaço suficiente para seus projetos e como pretende utilizá-lo depois. Haverá recepção de pessoas? Churrasqueira? Será anexa à casa, ou será uma edícula separada? Apenas adornos? Plantas?
Quando sua decisão estiver tomada, comece a decorar a varanda de acordo com seu estilo.
Conteúdo
Decoração de varanda
Para ganhar espaço, coloque poucos móveis na varada. Pufes, redes e quadros pequenos é uma boa dica para deixar o lugar acolhedor e tranqüilo.
Plantas para Varanda
Verifique a quantidade de luz solar que a varanda recebe diariamente. Se decidir que haverá plantas no local, escolha as espécies de acordo com o que tiver observado. Plantas que necessitam de muita luz morrerão logo se colocadas em uma varanda sombria. Preste atenção nesse tipo de detalhe.
Móveis para varanda
Se a varanda estiver ligada à sala, você pode aproveitar essa vantagem para “esticar” o ambiente quando houver visitas, inserindo divãs, pufes e sofás. No dia a dia, é só manter o acesso a varanda fechado, utilizando cortinas.
Outra ideia interessante é fazer da varanda uma espécie de sala de jantar ao ar livre. Nesse caso, decore o local com mesa e cadeiras de tamanho relativo ao espaço disponível. Instale também aparelhos de som ambiente e utilize decorações simples para não sobrecarregar o ambiente. Ali será possível receber os amigos para um jantar mais do que especial.
Varanda Gourmet
Nesse tipo de varanda, os móveis planejados são a melhor opção. Eles são feitos sob medida e aproveitam todo o espaço disponível. O ideal é que haja uma bancada para a churrasqueira e também um armário para portar objetos de cozinha.
Para varandas maiores, com churrasqueiras, também é recomendável fazer o espaço da pia e do fogão sob medida para que o lugar fique bem organizado. Além disso, é importante fazer revestimentos nas paredes que ficarão mais expostas à fumaça e à sujeira, possibilitando limpeza e manutenção eficientes.
Pisos de madeira e vidraças para varanda
Para revestir a varanda, pisos de madeira têm sido os principais escolhidos. No entanto, é preciso assegurar que eles ficarão longe das intempéries. Por medida de segurança e também para evitar que a natureza destrua móveis e pisos, algumas pessoas optam por “fechar” a varanda com vidro. Essa opção é uma ótima ideia, já que não tira a vista para o exterior e mantém a parte de dentro devidamente protegida.
Comentários