Se há um estilo que vem agradando em cheio várias pessoas é a decoração retrô, que traz de volta vários aspectos antigos para a nossa vida atual, decorando de maneira que relembre o passado, mas mantendo os pés no presente.
A palavra vem de “retrospecto” ou “retrospectiva”, e alude diretamente a algo que já ocorreu antes. Aplicada à moda e à decoração, tem feito grande sucesso entre os consumidores.
Desde um item mais simples até um cômodo inteiro decorados, o retro pode ser a solução para quem não abre mão de conforto e charme. Além disso, esse é o tipo de composição que “humaniza” um ambiente, já que determinadas composições muito modernas acabam tirando de uma casa sua aparência de “lar”, por exemplo. Se tudo é muito funcional e clean, pouco espaço é o que sobra para objetos com cores mais quentes e utilidades mais simples e divertidas.
Claro que cada um tem suas preferências, mas se você é da turma que prefere móveis antigos com carinha de “casa da avó”, por que não investir na decoração retro?
Confira também outros estilos de decoração de salas e quartos.
Itens de Decoração Retrô
Em tese, qualquer cômodo da casa pode ganhar o estilo. Não há problema algum que cozinha, lavanderias e banheiros também entrem na onda. Entretanto, vale a pena destacar que determinados objetos ficam mais bonitos se utilizados no quarto ou na sala.
Entre os itens mais comuns de sala de estar estão as mesas de centro, cômodas, cadeiras (poltronas) e rádios portáteis. Esses rádios são uma maneira divertida de decorar e serão a grande atração do ambiente.
No quarto, as cabeceiras das camas, criados-mudos e abajures estão entre os itens mais pedidos. Telefones também são vendidos em formatos antigos e que funcionam de verdade. Pôsteres e papeis de parede são outras opções para deixar o quarto ainda mais bonito.
Na cozinha e na lavanderia dois eletrodomésticos ganharam roupagem retro: a geladeira e a máquina de lavar. Grandes marcas, inclusive, investiram em linhas específicas para agradas aos consumidores que estão a fim de investir nessa composição. Elas possuem todas as funcionalidades modernas, porém sua “roupagem” é totalmente retro: coloridas, diferentes e com aspecto que lembra as décadas passadas.
Mesas, cadeiras e outros objetos pequenos também podem ser encontrados em versão “antiga”, mas sempre mantendo a comodidade e o funcionamento modernos.
Qual a diferença entre decoração retrô e decoração vintage?
Se você já ouviu os dois termos e associa ambos a coisas antigas, pode ser que esteja se confundindo.
O termo “vintage” se refere a coisas antigas (de verdade): móveis, roupas e outros objetos que datem principalmente das décadas de 20 a 60. Já o termo “retrô” também remete a coisas antigas, com a diferença de que são produzidas pela indústria atual; ou seja, é uma espécie de releitura.
Nos dois casos têm-se a possibilidade decoração com elementos que estão “fora de uso” nos dias atuais, dando-lhes lugar na sociedade atual.
Boa noite,
como faço para ter uma ideia para a recepçao da minha pousada.
Aguardo retorno.
att
Mariana
Quando se trata de antiguidades. Adoro