Muitas pessoas ficam inseguras na hora de planejar e decorar ambientes pequenos. Isso acontece porque, devido ao espaço limitado, falta inspiração e até mesmo criatividade para tornar o lugar mais “espaçoso”, já que é necessário acomodar tantos móveis num mesmo cômodo. Como a procura por apartamentos menores só cresce a cada dia, é normal que as tendências de decoração acompanhem esse tipo de imóvel. Se você também comprou uma casa ou apartamento bem pequenos e não sabe ao certo por onde começar seu projeto de decoração, conheça algumas dicas básicas que podem te ajudar muito na hora de se decidir.
Conteúdo
Use cores claras
Essa é uma dica de ouro para decorar ambientes pequenos. Cores claras dão a sensação de que o espaço é maior e passam também a sensação de luminosidade, ao refletir melhor a iluminação que vem de fora do ambiente. Abuse das cores claras não apenas na tintura das paredes, mas também nos móveis, nas cortinas e tapetes. Para contrastar, escolha apenas um ou dois objetos no cômodo para exibirem cores mais fortes. Um abajur, por exemplo, ou uma poltrona.
Abuse dos espelhos
Já reparou que, em modelos decorados, quase sempre há um uso quase exagerado de espelhos em toda parte? A explicação é simples: espelhos aumentam a sensação de amplitude de um local e seu reflexo em local estratégico passa a idéia de que determinado espaço é bem maior do que realmente é. Na dúvida, opte por espelhar uma das paredes da sala ou quarto, e também atrás de cristaleiras e mesa para jantar, na cozinha.
Janelas amplas e sem bloqueios
Janelas bem amplas e sem grades ou bloqueios são ideais para espaços pequenos. Elas permitem mais entrada de ar e luz, além de passarem a impressão de que há mais espaço disponível no cômodo. Opte, portanto, pelos modelos que são mais simples, compostos de mais vidros do que armações.
Menos sofás, mais pufes
Aproveite as facilidades decorativas que existem no mercado e troque aquele conjunto velho (e grande) de sofás por algo mais moderno. Opte por apenas um sofá (diante da TV) e pufes em locais estratégicos para a família e amigos. Assim ninguém fica sem lugar na hora de ver TV, mas pode circular livremente quando os pufes estiverem guardados num cantinho.
Prateleiras e Nichos
Não ocupe espaço em racks ou guarda roupas. Livros, DVDS e outros objetos podem ser acomodados em prateleiras ou nichos. Eles são facilmente encontrados em lojas de decoração. São leves, práticos e fáceis de instalar.
Cozinha Americana
A cozinha americana é uma tendência que veio para ficar. Ao invés de uma parede separa sala e cozinha, apenas um balcão é utilizado. Além de não fechar todo o espaço, permite a interação entre quem está na cozinha com quem está na sala. Ele pode ser usado como bancada de trabalho e também para refeições rápidas como o café da manhã.
Paredes mais limpas
Além de optar por cores claras e janelas amplas, lembre-se de deixar as paredes livres. Evite muitos pôsteres ou quadros, pois eles “fecham” o local e dão a impressão que o espaço é ainda menor do que realmente é. Onde já houver prateleiras e nichos, então, nem pensar pendurar mais alguma coisa. Em ambientes pequenos, menos é mais.
Móveis planejados
Móveis planejados são com certeza a melhor opção para locais pequenos. Eles são feitos especialmente para otimizar o espaço e aproveitar cada canto do lugar com excelência. O ideal é procurar empresas idôneas e que ofereçam garantias longas na aquisição dos móveis.
Camas no alto
Em quartos (principalmente de crianças) quanto mais espaço houver na parte de baixo do cômodo melhor. Hoje em dia é possível fazer as camas no alto (numa espécie de beliche) e deixar a parte embaixo da cama para situar o baú de brinquedos ou a escrivaninha, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de aproveitar mais o espaço do lugar.
Eletrodomésticos mais modernos e compactos para decorar ambientes pequenos
Na hora de escolher eletrodomésticos, opte pelos menores. Quanto mais compacto e moderno ele for, mais fácil será de encaixá-lo na decoração de um ambiente pequeno. Além disso, eles são mais práticos de limpar no dia a dia e ocupam muito menos espaço.
Essas são algumas dicas de como decorar um ambiente pequeno de maneira prática e fazendo com que seu espaço pareça muito maior e mais aconchegante.
Comentários