Dimensionamento Ar Condicionado: Entenda Como Funciona

Entender sobre dimensionamento ar condicionado é fundamental para quem está pensando em comprar um aparelho. Logo, veja mais informações.

Dimensionamento Ar Condicionado – Entenda Como Funciona

A maioria das pessoas que não entendem sobre o assunto tem muita dificuldade na hora de escolher qual ar condicionado escolher, principalmente em relação a sua potência.

Uma parte opta por adquirir aparelhos com BTUs mais altos, por outro lado, há quem escolha pelo preço e acabam levando algo que não atende suas necessidades.

Ainda temos aquelas pessoas que simplesmente contam com a sorte e pedem a opinião de conhecidos.

Sendo assim, com o intuito de evitar decisões desacertadas e sem base fundamentada, é necessário entender coo funciona o dimensionamento ar condicionado.

O dimensionamento ar condicionado, também conhecido como Cálculo de BTUs, permite saber qual o melhor aparelho para cada ambiente.

Dimensionamento Ar Condicionado

Fazer dimensionamento ar condicionado não é uma tarefa complicada e você mesmo pode fazer, então, veja as dicas a seguir.

Como Funciona o Dimensionamento dos Aparelhos

Para dimensionar a capacidade ideal do ar condicionado para o ambiente no qual deseja instalá-lo, basta realizar o cálculo simples de BTUs.

A princípio, você precisa saber o que são BTUs. A sigla em questão significa british thermal unite ou unidade térmica britânica, em português.

Trata-se de uma medição desenvolvida especificamente para demonstrar a potência que um ar-condicionado possui para aquecer ou resfriar um ambiente.

Desse modo, a melhor forma de calcular dimensionamento ar condicionado, é através do cálculo de BTUs.

  • A priori, identifique quantos metros quadrados possui o cômodo que será climatizado;
  • Em seguida, multiplique esse número em metro quadrado por 600, por exemplo:

15 m² x 600 = 9.000 BTU/h

Além disso, existem outros fatores que devem ser considerados, como a incidência de raios solares que entram no ambiente.

Por isso, nessa hora vale utilizar a boa e velha calculadora e é possível encontrar uma online para facilitar o cálculo.

Projeto de Dimensionamento de Ar Condicionado

Projeto de Dimensionamento de Ar Condicionado

Cada vez mais, a busca por conforto térmico, tanto em residências ou ambientes de trabalho, ensino, etc., vem aumentando consideravelmente.

Em vista disso, é interessante procurar u profissional especializado para desenvolver um projeto de dimensionamento de ar condicionado para sua casa ou trabalho.

Para criar um projeto assim é necessário seguir os parâmetros estabelecidos pela ABNT NBR 16401.

Esta ABNT se refere à norma brasileira que rege todos os projetos de aparelhos condicionadores de ar, desde ao ano de 2018.

Desse modo, um projeto de redimensionamento de ar-condicionado possui diversas etapas:

  • Seleção de máquinas e equipamento;
  • Cálculo de carga térmica e também cálculo de vazão de ar exterior;
  • Dimensionamento de dutos;
  • Por fim, cálculo da perda de carga nas tubulações;

É imprescindível que cada uma destas etapas seja seguida rigorosamente para evitar mau funcionamento ou acidentes graves.

No final, o profissional ainda precisa verificar toda a instalação para ter a certeza de que tudo está conforme as exigências.

Em suma, criar esse tipo de projeto não é algo que pode ser realizado por qualquer pessoa leiga.

Se você pensa em instalar um aparelho destes também é recomendado saber mais sobre o consumo de ar condicionado e como realizar sua limpeza periódica.

Comentários