Como solucionar problemas referentes à falta de espaço e vagas? No constante crescimento das grandes cidades, estacionamentos e prédios comerciais e residenciais estão inovando com o duplicador de vagas de carros. Esse método consiste em instalar elevadores automotivos que permitem elevar um carro ficando em cima de outro com segurança. O sistema também possui um sensor que evita que o elevador seja acionado quando há um carro embaixo.
Conteúdo
O que são Duplicadores de Vagas?
A ideia é bastante simples, e surgiu na Europa, baseado nas rampas de inspeção de veículos, em que o carro é elevado: Elevando-se um carro, você cria um espaço abaixo dele para alocar outro carro. essa ideia surgiu justamente para suprir a necessidade de vagas de veículos em estacionamentos de prédios ou de cidades que já tinha a maioria de suas vagas comprometidas. Assim, permitiu-se aproveitar melhor o espaço para alocação de vagas.
Alem dos duplicadores automotivos de vagas, existem já triplicadores de vagas, isto é, elevadores com dois andares que podem ser elevados, transformando assim uma vaga de estacionamento em 3. Esses modelos, por serem mais sofisticados, possuem um preço bem mais alto.
O que você precisa saber:
Caso você esteja interessado em duplicar vagas, existem alguns cuidados que você deve levar em consideração:
- Pé direito do ambiente – É claro que para pensar em um equipamento que crie vagas para carros verticalmente você precisa pensar na altura do ambiente. Essa informação pode ser conseguida junto ao fabricante de cada modelo de duplicador de vagas, que estipula a altura necessária de pé-direito e a altura máxima do veículo a ser estacionado. Em casos d estacionamentos ao ar livre, porém,não há essa preocupação;
- Estrutura do edifício – Caso o estacionamento do seu edifício esteja elevado – isso é, não fique diretamente sobre o solo – é necessário e indispensável consultar um engenheiro estrutural para pensar na possibilidade de uso de um duplicador de vagas. Fundamentalmente, ao duplicar o número de vagas do edifício, duplica-se também o peso de carros que a estrutura vai ter que aguentar, por isso essa precisa estar preparada para esse esforço extra, além de necessitar de um piso muito resistente;
- Legislação – no caso de novos empreendimentos, o número de vagas do estacionamento – para efeito da legislação local que regula o número mínimo de vagas para cada tipo de prédio, continua sendo o número de vagas em planta. Caso seu estacionamento, em planta, possua 20 vagas, você pode ter na verdade até 40 vagas, com uso do duplicador de vagas, mas para efeito legal, o estacionamento continua tendo 20 vagas para veículos.
Preços de Duplicador de Vagas Automotivo
Esse aparelho suporta até três toneladas (um carro médio pesa 750 quilos) e chega a custar R$ 15 mil – que a princípio pode assustar, mas é uma opção acessível ao acomodar dois carros no mesmo espaço, quando não tem espaço físico para se dispor de novas vagas. Para a instalação do equipamento, é necessário que o local tenha pé-direito de pelo menos três metros e espaço para vaga entre 5 metros por 2,5. Tanto a instalação quanto a manutenção é feita pelo próprio fabricante.
É bom lembrar que não são todos os terrenos com espaços disponíveis, como por exemplo, alguns edifícios residências que de antemão já vêm com vagas limitadas de estacionamento. Embora a procura tenha crescido nos últimos anos, ainda não tem ampla aceitação das pessoas porque eles ainda não conhecem muito bem o produto, já que lhe causam estranheza.
Desejo saber de preço e condições de pagamentos, tempo de entrega e se esse valor cobre a instalação