Conheça a emulsão asfáltica, uma técnica de impermeabilização muito utilizada nas estruturas de uma fundação. Pois, protege tais elementos dos danos e patologias causados por infiltrações e umidade.
Assim, esse é um recurso fundamental para garantir a segurança e a durabilidade de construções. Visto que, a correta impermeabilização da fundação evita a necessidade de reformas e manutenções futuras.
Portanto, é importante conhecer a técnica a fundo. A fim de saber a melhor forma de aplicá-la na sua edificação. Então, continue lendo este artigo para ficar por dentro de tudo sobre a emulsão asfáltica.
O que é Emulsão Asfáltica
Basicamente, essa é uma técnica de impermeabilização que utiliza uma mistura de diversos materiais derivados do petróleo com a água. No entanto, tal mistura não acontece de forma espontânea na natureza.
Portanto, para preparar a emulsão é necessário utilizar uma combinação de água, materiais asfálticos e agentes dispersantes. Que contribuem para realizar a homogeneização e lubrificação dos elementos da mistura.
Assim, o resultado é um material betuminoso que pode ser aplicado a frio nas superfícies. Ou seja, esse é um tipo de impermeabilização que é moldada diretamente no local.
Dessa maneira, a emulsão asfáltica pode ser aplicada em diversas estruturas de uma construção. Por exemplo:
- Alicerces e fundações;
- Muros de arrimo;
- Demais estruturas que estejam em contado direto com o solo.
Assim sendo, a emulsão prepara tais estruturas para se tornarem resistentes a umidade. Bem como, reduz significativamente a absorção de água dos materiais. Diminuindo o desenvolvimento de em decorrência das águas pluviais.
Para que isso aconteça essa técnica cria uma camada superficial de grande aderência. Que se fixa as superfícies e possui uma alta resistência às intempéries climáticas e a corrosão por agentes químicos.
Principais Vantagens da Emulsão Asfáltica
Uma das principais vantagens da emulsão asfáltica é a facilidade em aplicar o material. Visto que ele pode ser sobreposto diretamente na superfície sem a necessidade de maquinários específicos para realizar o procedimento.
Além disso, não é necessário moldar o material previamente com maçaricos para realizar o revestimento. Como acontece com as mantas asfálticas, por exemplo. Assim, a mão-de-obra é muito mais simples e efetiva.
Da mesma forma, o resultado da emulsão é muito melhor. Pois, a impermeabilização fica completamente moldada aos relevos da superfície, garantindo assim uma maior proteção contra infiltrações.
Outra vantagem é que a emulsão asfáltica é um material muito acessível. Uma vez que é fácil encontrá-lo em estabelecimentos que comercializam materiais de construção. Semelhantemente, o custo benefício também é muito bom.
Etapas para Aplicação
Certamente, é necessário seguir alguns procedimentos para aplicar corretamente a emulsão. No entanto, não é nada muito complicado e tudo pode ser feito rapidamente e sem dor de cabeça.
Porém, antes de aplicar o material é importante que você se atente a algumas normas determinadas pela ABNT. Pois, elas estabelecem alguns cuidados que devem ser tomados durante a impermeabilização de estruturas e fundações.
Dessa forma, as principais normas que você precisa conhecer são:
- Regulamentação dos materiais e técnicas utilizadas em impermeabilizações (NBR 8083);
- Manual de execução de impermeabilização (NBR 9574);
- Regulamentação sobre a aplicação de emulsão asfáltica (NBR 9685).
Depois disso você pode colocar a mão na massa e aplicar a emulsão na sua fundação. Assim, basta seguir os procedimentos a seguir:
- Em primeiro lugar, é importante limpar bem a superfície onde o revestimento será aplicado;
- Da mesma forma, é recomendado reparar qualquer irregularidade encontrada na superfície. A fim de garantir uma maior vedação;
- A emulsão asfáltica pode ser aplicada com a ajuda de um rolo de lã de carneiro;
- Por fim, depois da aplicação a região deve ser isolada para evitar o trânsito de pessoas.
Comentários