Escadas de Madeira – preços, pintura, tipos

Escadas são construídas em residências há muito tempo e são utilizadas para transpor o desnível entre ambientes, e por muito tempo as escadas de madeira eram à unica opção construtiva viável. Havia até profissionais da construção especializados nisso. Os “escadeiros”, como eram conhecidos, eram contratados apenas para produzir e instalar escadas. Hoje em dia, porém, a facilidade permite que se comprem escadas pré-fabricadas, o que agiliza e muito o trabalho de quem está construindo.

Escadas de madeira na sala ou ambiente de convivência

Escada de madeira na sala ou ambiente de convivência

As escadas de madeira podem ser produzidas a partir de diferentes tipos de madeira. Os mais indicados são: peroba, ipê, jatobá, cumaru e pau-marfim. É imprescindível que a madeira seja tratada contra todo tipo de insetos (cupins, principalmente) e que tenha alta resistência. Os degraus devem ser seguros: altura e largura adequadas (o pé deve caber inteiro), assim como a profundidade, garantem baixíssimo risco de acidentes. Uma escada de madeira maciça bem cuidada dura muito tempo e é um detalhe inesquecível numa casa.

Tipos de Escadas de Madeira

  • Escadas de madeira podem ser retas, circulares ou em caracol. As retas (visual “quadrado”) são as mais comuns e simples. Se a distância for longa e exigir mais de um lance de escada, um patamar entre um lance e outro deverá ser posicionado para que a subida não seja extremamente cansativa nem muito acentuada.
Escada de madeira reta, sem corrimão.

Escada de madeira reta, sem corrimão.

Escada reta de madeira

Escada reta de madeira

  • As circulares (visual “arredondado”) costumam ser largas e, em ambientes amplos, podem ser vistas como um todo. Ela pode possuir ou não uma viga central de sustentação, formando uma espécie de “desenho”, como se a escada fosse “maleável” ou feita à mão. Escadas circulares ligeiramente retorcidas dão sensação de leveza.

  • As escadas caracol, cada vez mais utilizadas tanto em domicílios quanto em ambientes comerciais, por ocuparem menos espaço e serem muito práticas, também podem ser feitas de madeira. Balaustres ou folhas trabalhadas dão acabamento e ainda podem formar um conjunto harmonioso com a mobília e decoração. De fácil instalação, elas devem ser compradas sob medida.
Escada caracol de madeira

Escada caracol de madeira

Quanto a estética, os degraus podem ser construídos a partir de um tipo de madeira e o corrimão e guarda-corpo de outro material. O guarda-corpo é a “grade” embaixo do corrimão e é um elemento de segurança que pode ser estilizado de acordo com a preferência pessoal do proprietário. É perfeitamente possível combinar uma escada de madeira com degraus e corrimão de jatobá e guarda-corpo de aço inox escovado ou carbono. Da mesma forma, degraus produzidos com madeira escura ou peroba rosa podem se aliar a corrimão e guarda-corpo brancos.

Quando o piso ou revestimento for claro, refletindo luz e a escada em tons escuros, ela será um grande destaque no ambiente. Assoalhos de madeira “juntando-se” aos degraus da escada já não são mais tão utilizados como antigamente, bem como os carpetes, que foram perdendo espaço para a escada livre que, cada vez mais estilizada e decorada, pode e deve ser também um detalhe artístico em uma casa, com características próprias.

Escada de madeira em formato L

Escada de madeira em formato L

4.3/5 - (9 votes)

13 Comments - Add Comment

Comentários