Na natureza, dá-se o nome de espelho d’água para uma extensão de água sem correnteza, como um lago ou uma lagoa. Entretanto, essa ideia de utilizar a água como elemento da paisagem também é aproveitada na arquitetura, através de piscinas rasas, usadas tanto para embelezar o paisagismo, quanto por sua função prática de refrescar o ambiente, através da evaporação da água. A verdade é que esse elemento paisagístico tem destaque na decoração por dar um ar muito mais sofisticado a qualquer ambiente residencial. Diferentemente dos lagos ornamentais, que são mais profundos, a quantidade de água neste caso é bem menor.
Os espelhos d’água são perfeitos para embelezar qualquer lugar. Seu principal objetivo é decorar e refletir algum item arquitetônico ou até mesmo o céu, olhando-se a partir de determinada perspectiva.
Além disso, eles aumentam a sofisticação do lugar, deixando-o mais atrativo e fazendo com que o ambiente ganhe em serenidade e calmaria.
Entre os mais famosos espelhos d’água podemos citar os do Congresso Nacional em Brasília e o lindo espelho d’água diante do Taj Mahal na Índia, o mais conhecido do mundo.
Conteúdo
Espelho d’água em casa: externos e internos
É perfeitamente utilizar o recurso do espelho d’água em um projeto paisagístico particular. O espaço também não é necessariamente relevante, visto que seu projeto pode ser de um espelho menor. Tudo depende de muito planejamento antes do início do projeto.
Há quem inclua o espelho d’água em seu jardim ou varanda. Há também a possibilidade de cercá-lo de ornamentos e uma passagem para pedestres, para atravessar o local; neste caso o espelho d’água pode se localizar já na entrada da casa.
Os espelhos d’água internos estão em alta. Seu uso tem se tornado comum em salas de estar em casas ou até mesmo salas de espera em consultórios, propiciando um ambiente agradável e acolhedor. Outra grande vantagem nesse caso é o fato de que ele pode amenizar muito o calor e o tempo seco, ajudando na umidificação do ar.
Espelho d’água em praças e espaços públicos
O espelho d’água também é um excelente recurso compositivo na concepção de projetos paisagísticos de praças e de grandes espaços abertos. Infelizmente eles demandam certo uso de manutenção, como troca da água e limpeza, e em geral a manutenção não é um dos pontos fortes na realidade brasileira, por isso seu uso acaba se restringindo a poucos casos.
✅ Saiba também como utilizar o Clorofito na decoração do seu jardim.
Espelhos d’água em Jardins Residenciais
Os espelhos d’água são recursos versáteis para o paisagismo de jardins residenciais. Além de criarem um ambiente muito mais natural, eles tem uma função de prática de tornar o espaço mais fresco – especialmente útil se você for residente de regiões mais quentes, ou com verão severo.
Como fazer um espelho d’água
Para construção do espelho d’água é necessário uma estrutura de alvenaria ou recoberto por lona, e a água pode ser em movimento e em repouso. Neste ultimo caso, é comum que o fundo seja coberto de pequenas pedrinhas para conferir relaxamento ou ainda tenha fundo liso para refletir de maneira exemplar o que está ao redor. Também é necessário averiguar se há a possibilidade de produzir pequenas quedas d’água, que podem dar um efeito sonoro muito legal, se forem discretas.
A manutenção é simples, basta optar por bicas de bombeamento de água ou ainda utilizar o cloro.
O preço de um espelho d’água pode variar de acordo com o projeto, ficando na média de seis a doze mil reais.
Comentários