Espuma expansiva – Como vocês já devem ter percebido pelo título o nosso assunto de hoje são as espumas expansivas. Então, se você não sabe do que se trata, para que serve e nem como usar este produto então eu aconselho você a ficar por aí porque o nosso post de hoje está, como sempre, muito legal e bastante informativo!
Eu tenho a certeza de que depois de ler esse artigo muitas das suas dúvidas ficarão esclarecidas…
Então sem mais delongas, vamos lá!!
O que é espuma expansiva
Comecemos por entender o que é a espuma expansiva…
A espuma expansiva é um selante e um adesivo elástico de poliuretano, feito para o uso de profissionais para o assentamento, vedação, calafetação, isolamento e fixação de certos materiais numa obra.
Ela é, tradicionalmente, utilizada como fixação e assentamento de batentes, janelas de madeira, de ferro e de alumínio, encunhamento de paredes, isolamento dos mais diversos tipos de encanamentos e saídas elétricas e muito mais!
Para que serve
Dentre as diversas utilidades que esse produto pode ter, destacamos os seguintes:
- Fixação e assentamento de batentes;
- Fixação e assentamento de janelas feitas de madeira, de ferro e até mesmo janelas feitas de alumínio;
- Serve para fazer encunhamento de paredes;
- Isolamento de encanamentos e de saídas elétricas;
- Serve como isolante térmico e acústico principalmente em estruturas de coberturas, que necessitam de um cuidado especial;
- Fixação de caixas de ar condicionado, luz e também de telefone;
- Serve para vedar, fixar e proteger equipamentos de aquecimento, refrigeração e oleodutos para transportes de energia e até mesmo de ventilação.
Características da Espuma expansiva
Dentre as principais características deste produto podemos destacar as seguintes:
- Facilidade para isolar dois diferentes materiais e/ou áreas;
- Produto econômico e bastante eficaz;
- Consegue absorver barulho e vibrações estruturais, garantindo assim o melhor conforto;
- É um material reciclável, por isso ajuda a preservar o meio ambiente;
- Possui um incrível coeficiente de transferência de calor;
- Não encolhe;
- Não cede à pressão;
- É altamente eficaz contra chuva, vento, neve, poeira e correntes de ar, podendo, assim ser utilizada tanto em ambiente internos como em ambientes externos;
- Alto rendimento.
Como é aplicada
A dúvida de muita gente está em como se deve aplicar a espuma expansiva. Então, especialmente para essas pessoas, vejam como são aplicados esses produtos.
Primeiramente é necessário inserir o tubo da espuma no aplicador e cortar o bico de acordo com a dimensão desejada do corsão de selante – se você precisa de mais produto faça um corte maior, e caso necessite de menos produto, um furo menor.
E, para fazer o melhor aproveitamento do produto o ideal é agitar a embalagem antes de começar a utiliza-la.
A aplicação é feita de uma maneira bastante simples e fácil – basta pressionar lentamente o gatilho do produto e, preferencialmente, com a embalagem da espuma de cabeça para baixo, o que irá facilitar a saída do produto.
Caso você não utilize todo o produto em uma só aplicação, saiba que na próxima vez que for utilizar será necessário fazer um corte na ponta do aplicador para remover a espuma já seca.
Comentários