No mercado da construção civil sempre surgem novos materiais, novas oportunidades para a construção, e uma opção, não tão recente, mas que cada vez mais vem conquistando espaço na construção civil são as esquadrias de alumínio. Material leve, inoxidável – exceto em alguns casos específicos -o alumínio parece ser o material ideal para você investir nas suas esquadrias. Confira a seguir algumas das características mais importantes a se pesar na hora de escolher as esquadrias para o seu projeto:
Conteúdo
Características das esquadrias de alumínio
Primeiro de tudo, para você que não está habituado aos termos da construção civil, esquadria é uma armação que se fixa em portas e janelas. Pode ser feita de diversos materiais, por exemplo esquadrias de madeira, mas a de alumínio apresenta um fator determinante, que é a sua durabilidade. Isso se dá pelo fato de ser resistente a corrosão e a maresia, o que eleva a procura em regiões litorâneas e com muita poluição.
O baixo custo e a fácil manutenção – limpeza com água, sabão neutro e pano seco – também são atrativos para esse material. Além disso, pode ser adequado aos mais diversos projetos arquitetônicos, pois a esquadria de alumínio tem regulagem precisa de ventilação e exaustão do ambiente. Esse desempenho valoriza os imóveis onde são empregados.
Cuidados com o alumínio
O alumínio é um metal que possui uma característica muito especial que é sua resistência à corrosão. Este metal não entra em processo de oxidação, por exemplo, quando exposto à maresia. A única exceção é quando ele está em contato com uma peça de ferro ou de aço – parafusos de aço não-inoxidável, por exemplo. Nestes casos, apode ocorrer uma reação química em que a ferrugem do ferro “passa” para o alumínio, iniciando a ferrugem do alumínio. Por isso lembre-se de usar metais inoxidáveis na fixação das suas janelas de alumínio.
Acabamentos das esquadrias em alumínio
Esquadrias desse material apresentam diversos acabamentos, desde o processo de anodização, que é um processo eletrolítico (conjunto de reações químicas provocadas pela passagem de corrente elétrica numa solução condutora) de acabamento e proteção de peças metálicas, formando na superfície desses materiais uma camada uniforme de óxido de alumínio e pintura em resinas de cores variadas, como o bege, o branco, e até imitando outros materiais, como a madeira e o mármore – e ainda assim, as esquadrias de alumínio não necessitam de pintura periódica. Qualquer uma dessas escolhas, ele ficará com aspecto agradável, trazendo ar de leveza ao ambiente.
Comentários