Morando num local de temperatura alta ou não, é fato que possuir uma piscina no conforto de sua própria casa para desfrutar com a família e receber os amigos faz parte do sonho de muita gente. Por isso, preparamos várias fachadas de casas com piscinas para você se inspirar e inspirar o seu projeto de casa, ou mesmo descobrir qual o tipo de piscina é o mais adequado ao seu projeto.
Isso porque as piscinas são muito mais do que um elemento de lazer: elas também aumentam consideravelmente o valor do imóvel, além de possibilitar que você possa praticar atividades físicas com mais frequência como natação ou hidroginástica.
Fachadas de casas com Piscinas
Como nem todo mundo dispõe de espaço para a construção da piscina, é necessário avaliar previamente o terreno e as condições financeiras disponíveis para que o projeto consiga conciliar segurança, lazer e custo-benefício.
As piscinas podem ser sofisticadas ou mais simples, e seu material varia bastante.
Quem tem bastante espaço e um terreno que possibilite, o ideal é construir uma piscina de alvenaria. O trabalho é maior e o custo é alto, mas a vida útil da piscina será longa. Além disso, possuem vantagens como a possibilidade de escolher seu revestimento, decorá-la com ladrilhos coloridos ou formar desenhos em mosaico, o que deixará a piscina personalizada.
Já as piscinas fabricadas com fibras necessitam apenas da instalação. Sua variedade de cor, porém, é limitada, limitando-se a azul ou branco. Não é necessário se preocupar com vazamentos de água e rejuntamento. Oferecem tamanhos e formatos diferentes, portanto, é perfeitamente possível possuir um em um espaço menor. Sua manutenção é simples.
Para quem gosta de coisas mais práticas, há ainda as piscinas de vinil, disponíveis em várias estampas e cores. Possuem boa impermeabilização, mas suas desvantagens incluem vida útil pequena (em média sete anos, tomando todos os cuidados possíveis).
Formatos
O formato da piscina não precisa ser necessariamente retangular ou quadrado. Algumas formas assimétricas estão em alta trarão modernidade para a sua área de lazer.
Essas formas assimétricas também são ótimas se você quiser uma piscina “exclusiva”, que tenha a sua cara e estilo.
Revestimentos e acessórios
Os arredores da piscina são tão importantes quanto ela: escolher o revestimento próximo às áreas que ficarão molhadas, por exemplo, é algo importantíssimo. Deve-se dar preferência a materiais antiderrapantes, pedras, grama ou até mesmo madeira (fazer um deck).
Também é legal instalar um chuveiro por perto. Se não houver banheiros externos, as pessoas provavelmente farão “bagunça” ao ter que atravessar a casa completamente encharcadas. Vale a pena investir em um chuveiro perto da piscina, para que as pessoas possam lavar-se antes (para evitar sujar a água da piscina) e depois dos mergulhos.
Para cobrir a piscina e evitar impurezas na água, é importante adquirir uma cobertura apropriada. Além de manter a água limpa, protege contra acidentes com animais domésticos e crianças pequenas. Se a água tiver sido aquecida durante o dia ou possuir sistema de aquecimento, a cobertura manterá o calor mesmo durante a noite, e a sensação térmica no outro dia ainda será agradável.
Comentários