Muito já se ouviu falar sobre TVs e lâmpadas de LED. Mas um produto que vem ganhando espaço no mercado é a fita LED. Sigla em inglês para Light Emitting Diode, que significa diodo emissor de luz, o LED é um condutor de energia elétrica que quando energizado, emite a luz que podemos ver. São práticas e eficazes, e excelentes para compor detalhes de iluminação linear e lugares como a cozinha, sancas e outros, além de serem muito econômicas e duráveis. Confira a seguir algumas dicas para usar e abusar de Fitas LED na sua decoração.
Como comprar Fita de LED
A fita de LED é vendida por metro e é muita usada para iluminação indireta (escondida). Como seu ângulo de visão da emissão de luz é de cerca de 120º, torna-a bastante flexível em iluminação em sancas, rodapés e produtos eletrônicos, como semáforos, painéis, outdoors e sinalizador de avisos. Embora escondida, propicia uma faixa de iluminação mais consistente. A durabilidade pode alcançar 50.000 horas de uso. Isso dá a característica de longa durabilidade ao produto e ainda resultam em um custo mínimo (economia) de manutenção, uma vez que evitam substituições e prejuízos constantes.
Geralmente a fita LED costuma ser vendida em rolos de 5 metros. Muito cuidado na hora de comprar, para não levar um produto de bixa qualidade tentando barganhar: Existem várias apresentações de fitas LED – Algumas variam a frequência de LEDs na fita, outras podem ser de cores diferentes. Você tem que ficar atento na hora de comprar:
Sempre tente comprar o LED com a maior frequência de LEDs possível na fita. Isso porque os LEDs com pouca frequência acabam marcando os pontos de onde ficam os LEDs. Se a frequência for maior, a iluminação da fita será mais homogênea.
Como usar fita de LED na decoração
Com uma revolução ao que se refere à decoração, as fitas de LEDs iluminam, demarcam e decoram o ambiente. Por isso, já podem ser visto em ambientes comerciais e aos poucos estão chegando às residências. Muitos modelos são comercializados com fitas dupla-face, que permitem uma instalação rápida e duradoura.
Ao ser aplicada e utilizada em locais úmidos ou sob a água (piscinas e banheiros), a fita é envolvida por um capa de silicone que a torna a prova d’água. Embora contenha baixa tensão, jamais faça esse tipo de instalação sem a devida proteção. Produzindo calor mínimo, não emitem raios ultravioletas ou infravermelhos, ótima vantagem no que diz respeito a usabilidade. Assim, podem ser usadas em áreas de vegetação que não causarão danos ao meio ambiente.
Para a instalação é necessária mão de obra especializada, pois requer cuidados especiais. Mas o procedimento é padrão, deve-se medir e cortar o tamanho da fita que será usada. Deve-se soldar os fios do driver (transformador de alta voltagem então ligadas às tensões de 127 ou 220V) com um ferro de solda e estanho na fita de LED. Verifique se os polos estão ligados corretamente e teste na iluminação antes da instalação. Feito isso, instalar a fita no local desejado, deixando-a o menos visível que puder.
É possível encontrar as fitas nas cores brancas (que são as “clássicas”), com diferentes tonalidades. Essa diferença de tonalidade é para representar a temperatura de cor – quente ou fria –, ou seja, quanto mais quente mais amarelada e quando mais fria mais azulada a fita. Também é possível encontrá-la em vermelho, verde, azul etc., e os LEDs RGB, resultado de diversas cores controladas por um dimmer (dispositivo utilizado para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga) ou controle remoto.
A informação de que “quanto mais quente mais amarelada e quanto mais fria mais azulada” está incorreta. Esta invertido.
Olá Germano,
Essa sua dúvida é bastante comum, mas a informação está correta sim: Quanto mais amarela, menor a TEMPERATURA DA COR, mas se diz que são CORES QUENTES, por serem mais amareladas e lembrarem a luz do Sol ou do Fogo. Uma luz com Temperatura ALTA é uma cor FRIA, pois é azulada, e dão um aspecto de “frieza” ao ambiente.
Ou seja, na prática, a Temperatura da cor e o fato dela ser quente ou fria são inversamente proporcional.