Com o crescimento da consciência ecológica, diversos âmbitos ganharam novos aspectos, voltados para a sustentabilidade. Construção, decoração, vestuário e alimentação estão se adaptando a essa verdadeira “onda verde”, inclusive o tratamento de esgoto, através da fossa ecológica, com um biodigestor de funcionamento ecológico. Todo sabe que a falta de água tratada e instalações de esgoto precárias ocasionam doenças. Aproximadamente 75% das internações hospitalares se dão por conta de intoxicação ou ingestão de água contaminada. As ecofossas, como também são conhecidas as fossas ecológicas são uma solução ambientalmente correta para tratamento de esgoto.
Como funcionam as fossas ecológicas
A fossa se divide em 3 caixas d’água conectadas entre si. A primeira é a caixa de entrada, onde se recolhem os resíduos animais e vegetais. Eles são triturados e misturados à água. Seguem para o procedimento seguinte.
A segunda câmara é conhecida como biodigestor. Ela é construída com tijolos maciços e argamassa armada (ferrocimento). Hermeticamente fechada, é nela que se concentra a matéria orgânica presente na água, num processo de fermentação anaeróbica (sem oxigênio). É dessa forma que a matéria orgânica será dividida entre fertilizante biológico (líquido) e gás metano.
A matéria orgânica é convertida em metano através de fermentação através de quatro etapas: hidrólise, acidogênese, acetogênese, metanogênese.
O processo termina na terceira câmara, a caixa de saída. O mesmo volume de resíduos que entrou sairá na forma de líquido fertilizante biológico e a outra parte gás metano.
Quais são as vantagens de se ter uma fossa ecológica?
Qualquer tipo de experiência ecologicamente correta é válida. Além de contribuir no quesito sustentabilidade, a fossa ecológica também tem um gasto muito pequeno se comparado às outras opções. Já há projetos no Brasil viabilizando a fossa ecológica para bairros inteiros, por sua praticidade e por serem de fácil instalação, principalmente em locais onde não há rede de esgoto permitindo a instalação de fossas sépticas convencionais.
Outro ponto importante a ser observado é que a ecofossa é uma boa solução para o lixo orgânico, que não poluirá rios e lagos. Da mesma forma, as fossas ecológicas não poluem os lençóis freáticos. E o esgoto poderá ser reaproveitado, já que se tratará de esgoto tratado. As ecofossas podem ser instaladas em praticamente todos os tipos de terrenos, tanto a céu aberto como em sistema enterrado.
Também é necessária a instalação de uma caixa de limpeza, que impede a entrada de lixos inorgânicos, como plásticos, fraldas e absorventes. Ela deverá reter esse tipo de dejeto e permitir a retirada dos mesmo quando isso ocorrer. Outra recomendação é a construção da caixa de distribuição para o descarte do efluente através de uma vala de infiltração.
Comentários