Um dos problemas mais graves de infiltração em uma construção são as goteiras. Não tem nada pior do que ter que sair correndo espalhando baldes pela casa sempre que chove ou então ter que ficar de olho na previsão do tempo para garantir que tenha alguém em casa que não deixe a sua casa inundar.
Nós preparamos para você uma lista com as 5 principais causas de vazamentos em construções, assim como as suas características e como evita-las ou até mesmo corrigi-las.
Conteúdo
Telhas quebradas
As telhas quebradas é uma causa comum dos vazamentos nos telhados. Elas podem ser identificadas facilmente, basta você olhar para cima, literalmente. É normal que as telhas não resistam a fortes tempestades ou até mesmo ventanias. Não se preocupe. Tem solução.
O concerto vai depender do seu tipo de telhado, claro. No entanto, o mais indicado é remover a telha danificada e substituí-la por outra o mais rápido possível. Essa tarefa é bem simples, caso você tenha uma cobertura com telhas cerâmicas solta, se amarração. Caso você tenha um telhado com as telha presas, isso vai demandar um pouco mais de trabalho.
Vazamentos em tubulações
Junto com telhas quebradas, é uma das causas mais comuns para o aparecimento de goteiras. É importante que, no caso do vazamentos por furos na tubulação, além da substituição da parte afetada da tubulação, seja investigada a causa do rompimento: no caso de tubulações muito antigas, pode ser necessário trocar toda a tubulação, para evitar que o problema vote a se repetir, e no caso de problemas estruturais, isso é, quando as paredes estão “trabalhando”, consultar um engenheiro para saber como proceder com a estrutura, para que o problema não se repita.
Calhas entupidas
Isso mesmo gente, as calhas entupidas também podem causar vazamentos nos telhados. As calhas foram feitas justamente para ajudar na passagem da água das chuvas não é mesmo? Porém por vezes elas acabam ficando entupidas devido aos vários detritos que veem juntamente com a água.
Por isso a maneira mais simples de resolver esse problema é pegando uma escada, subindo até lá e retirar todo o lixo que está impedindo a passagem da água.
Lajes mal impermeabilizadas
Outra causa dos temidos vazamentos no telhado são as más vedações feitas nas lajes e vigas do seu telhado. Você pode identificar esse problema observando as manchas de molhado que percorrem as costuras do seu telhado, se isso acontecer é porque você está frente a um vazamento.
A melhor solução nesse caso é contratar um profissional de impermeabilização de lajes, para que ele faça uma avaliação completa do seu problema. Ele vai avaliar se é possível corrigir o problema pontualmente ou se será necessário trocar a cobertura do telhado completamente.
Gelo no telhado
Nas regiões mais frias é normal o acúmulo de gelo e até mesmo de neve sobre os telhados. Este acúmulo pode gerar uma sobrecarga sobre o telhado causando sérios danos no mesmo. E, isso pode levar a vazamentos no telhado.
Para resolver esse problema você deve investir num sistema eficaz de escoamento de gelo e/ou neve. Mas caso o seu telhado já esteja construído e você não queira fazer reformas basta ficar atento aos níveis de gelo acumulados, e apostar na retirada dos mesmos com o uso de uma pá, por exemplo.
Janelas de teto
Muitas casas contam com as modernas janelas de teto que além de trazer mais sofisticação à casa ainda possibilita aos moradores uma ótima vista, principalmente nas noites estreladas. Pois é, mas nem tudo é mil maravilhas…
As janelas de telhado quando instaladas incorretamente podem causar sérios problemas para os moradores, como por exemplo, as goteiras.
Caso você tenha notado que o vazamento no seu telhado é devido à má colocação da janela, limpe bem a área, identifique onde ocorre o vazamento e procure selar com silicone transparente.
Comentários