A Construção civil apresenta hoje uma série de acabamentos dos mais diversos para seu projeto: cerâmicas, placas, pastilhas, são tantas opções que as vezes fica difícil se decidir. Pois entre essas alternativas da construção, surgiu o Grafiato: a textura aplicada em paredes, quedá um efeito de relevo em paredes e muros, internos e externos, transformando sua elevação em um verdadeiro painel artístico. Além disso, o Grafiato possui uma série de benefícios, como a impermeabilidade, resistência e versatilidade do material.
Conteúdo
Padrões de texturas do Grafiato
O grafiato permite a combinação de várias cores e deixa as paredes com uma estética rústica e personalizada. Para isso, contam com três tipos no mercado:
- Grafiato Malha 8, que permite o visual mais rústico;
- Grafiato Malha 10, que é o mais usado e recomendado para fachadas, por obter um efeito mais forte e visível;
- Grafiato Malha 12, que produz riscos mais finos e delicados,mais indicado para ambientes internos, pois suas ranhuras são mais discretas.
Não há um padrão de escolha, ficando a critério e preferência do morador. A diferença entre grafiato e textura está no resultado. Apesar de ambas proporcionarem efeitos decorativos nas paredes, o grafiato cria aquele efeito enrugado, também chamado de ranhura, enquanto a textura procura trabalhar com desenhos e formas geométricas dando certa linearidade no acabamento. Para deixar o grafiato com mais efeito, é possível aplicar uma camada de verniz com glitter para deixar a superfície com brilho. Outras possibilidades são o grafiato envelhecido e o perolado.
Grafiato Preço
O preço do grafiato vai depender muito dos materiais, e dos profissionais da sua região. Em São Paulo, e região metropolitana, é possível realizar o revestimento grafiato por preços a partir de R$ 20,00/m². Entretanto, em outros locais, devido a fatores como a falta de mão-de-obra especializada, o valor pode passar de R$ 50,00/m².
Fotos de Grafiato
Não podíamos finalizar esse texto sem mostrar mais algumas ideias de Grafiato, o revestimento com relevo que conquistou o Brasil.
Grafiato: Aplicação e Preparação
Preparação do Grafiato
A aplicação do grafiato é um processo relativamente simples e não requer um profissional, a menos que você se sinta despreparado. O revestimento deve ser feito em paredes já preparadas, ou seja, que já tenham pelo menos uma camada de pintura simples. Depois, deve-se preparar uma massa corrida> bem homogênea para que a aplicação saia impecável e consiga reproduzir o efeito desejado. Para isso, são necessários alguns materiais: desempenadeira de metal, desempenadeira de plástico ou PVC e espátula ou pá de pedreiro.
*Desempenadeira é uma pequena tábua dotada de alça numa face e bem plana na outra usada pelos pedreiros para distribuir e alisar o reboco ou estuco.
Primeiramente, deve-se limar (polir) o chão com um plástico ou papelão para não fazer sujeira. Depois, deve-se aplicar a seladora que vem com o grafiato na parede antes da aplicação da textura de parede. Com a seladora semiúmida, deve-se aplicar a textura com a desempenadeira de metal, facilitando a aderência da massa na parede. Com a espátula, deve-se colocar uma porção de massa na desempenadeira para a aplicação de baixo para cima, repetindo o processo na parede toda. Com a massa semisseca, a desempenadeira de plástico ou PVC servirá para fazer os riscados circulares ou verticais, sempre de cima para baixo. É com a desempenadeira de plástico que resulta no aspecto rústico no revestimento. Para aplicar a cor, é necessário esperar secar a parede completamente, em torno de 24 horas.
Aplicação do Grafiato
A aplicação com o grafiato protege a parede contra umidade e mudanças climáticas, é fácil de limpar e tem alta durabilidade, além de ser impermeável e hidrorrepelente. Porém, nunca aplique grafiato quando tiver umidade, ventos fortes, dias chuvosos ou temperaturas elevadas. Manipulá-la contra o sol é uma ótima precaução, evitando que queime ou que resulte num acabamento inadequado.
Ótimo trabalho, vocês fazem orçamentos? Aguardo.