Tal como existem diversos modelos e tipos de tintas, madeiras e tudo mais, há também diferentes modelos e espécies de gramas e se engana quem diz que grama é tudo igual! As gramas são diferentes, e há um tipo especial para cada clima e utilização. E, continuando a nossa série de arquivos sobre as diversas espécies de gramas, vamos hoje falar sobre a grama bermuda.
Então se você nunca ouviu falar sobre essa planta é melhor ficar por aí porque o nosso arquivo de hoje está cheio de informações interessantes!
Características da Grama Bermudas
A grama bermuda possui folhas estreitas com uma coloração num tom verde bastante intenso.
A principal indicação desta planta é para campos esportivos no geral, como por exemplo campos de futebol, de golfe, de pólo e até mesmo em playground – isso porque a grama é bastante resistente e pode ser pisoteada sem que isso causa danos na planta.
A grama bermuda também tem como característica a sua maciez e o seu rápido crescimento e regeneração, o que faz com que ela necessite de uma manutenção regular, com podas frequentes, afinal o ideal é que a planta não ultrapasse os 2 cm de altura.
A grama bermuda deve ser cultivada em áreas em pleno sol, em solos férteis enriquecidos principalmente com matéria orgânica, além de necessitar também de adubações semestrais e regas regulares. Só assim o seu gramado ficará verde e bonito durante todo o ano.
Essa planta por apresentar um crescimento denso consegue competir fortemente contra diversas pragas, como a presença de ervas daninhas, por exemplo que são uma das grandes vilãs nos campos esportivos.
Além de tudo isso ainda tem a boa tolerância da grama contra os insetos, ou melhor, contra os danos causados pelos mesmos. Ou seja, é uma planta com grandes vantagens!
Clima
A grama bermuda, assim como outros tipos de grama como a esmeralda e a coreana, é própria para as áreas com clima temperado a tropical, em pleno sol. Isso mesmo, ela só sobrevive se estiver completamente sobre o sol. Se houver sombra de muros ou até mesmo de árvores, pode ter certeza que ela não irá resistir.
Grama Bermuda Como Plantar
Na hora de plantar a grama bermuda é necessário uma preparação do solo, reduzindo o ph do mesmo para neutro. Por isso, durante pelo menos 30 dias antes do plantio é necessário a aplicação de 250 a 400 gramas de calcário dolomítico por metro quadrado.
Quando o ph já estiver neutro o solo deve ser limpo, retirando todo e qualquer objeto do mesmo, e em seguida deve ser bem adubado com uma fonte de fósforo como o Superfosfato Simples, por exemplo.
Em seguida, é só começar o plantio da espécie – normalmente feita através de sementes da planta, que devem ser incorporadas na profundidade máxima de 0,5 cm.
Preço Grama Bermuda
O preço da grama bermuda varia bastante de acordo com cada região e também com o fabricante e/ou lojas que comercializam a planta.
Mas, fazendo um levantamento chegamos ao seguinte valor:
- 1 kg de sementes da grama bermuda importada – R$ 200,00 em média
para plantar mudas que distancia devo obedecer entre uma e outa e qual o tempo de fechamento