O uso da grama sintética já é comum em diversas partes do mundo há mais de 20 anos, porém só começou a se popularizar no Brasil por volta da década de 2000. Ao contrário dos países europeus que enfrentam um severo inverno que pode afetar o crescimento de gramados naturais, no Brasil, o clima ameno na maior parte do ano fez com que a busca por essa tecnologia nunca fosse muito alta. As diversas vantagens da grama artificial, como a necessidade quase nula de manutenção e a baixa dos preços, porém têm atraído cada vez mais consumidor brasileiro.
Nos últimos anos, diversas tecnologias referentes à grama sintética começaram a surgir, e a partir de então, seu uso foi disseminado por todo o mundo, inclusive em diversos estádios e campos de futebol, onde se tinha constatado que o atrito entre a grama natural e as chuteiras dos atletas muitas vezes dificultavam o desempenho no jogo em si, o que fez com que diversos times acabassem adaptando os seus gramados ao uso da grama artificial.
O aspecto dos gramados artificiais também evoluiu muito com o avanço das tecnologias de produção, principalmente se comparados aos primeiros lotes de grama artificial produzidos. Alguns especialistas acreditam que a grama sintética veio ao Brasil para ficar, embora existam ainda muitas dúvidas por parte dos clientes, como se escolher a grama, qual é o melhor filamento para ser utilizado, entre diversas outras perguntas são muito importantes de se saber antes de fechar negócio e se optar por utilizar grama sintética.
Existem também além da grama artificial, a grama natural, que é disponibilizada em vários modelos, grama São Carlos, grama Batatais, Esmeralda, entre tantas outras.
Tipos de Grama Sintética
No mercado mundial existem diversos números de sistemas de grama sintética, e vários parecem muito similares, porém podem ser de materiais bastante diferentes. As diferenças mais básicas entre os sistemas que são utilizados atualmente são relacionadas à tecnologia de produção, havendo então gramados cobertos e vazios, nestes sistemas é possível se encontrar o coberto com areia e o coberto com borracha.
No primeiro sistema de gramas sintéticas algumas técnicas foram sendo implementadas, onde o carpete era levado a um preenchimento de materiais sintéticos granulares onde seus filamentos teriam até 3mm de altura, este tipo de material é realizado totalmente em sílica especial, e é muito leve, este material representa praticamente o peso total do gramado, e o jogo acontece nesta composição realizada com fibra e areia.
Existe um outro sistema que é bastante comum e o mais utilizado na grama sintética moderna, pois oferece para os usuários uma diferença na altura das fibras, ou seja, elas são desniveladas, variando entre 50 a 60mm, para aumentar a sensação de realidade proporcionada. Ainda é aplicada uma pequena quantidade de sílica especial para servir de base para que este carpete não tenha problemas em se movimentar durante o jogo, ou mesmo problemas de dilatação em lugares onde o clima é muito frio ou muito quente, bem como em lugares onde ocorrem chuvas torrenciais, já que com esta camada de sílica é aplicada também uma camada de borracha aderente, que deve obedecer todas as formas e normas descritas pelo INMETRO, e não deverá preencher de forma integral os filamentos do gramado em altura.
Tenho um ótimo terreno todo murado e pensei em fazer um campo de gramado sintético para alugar. É sintético ou artificial que se dar o nome?
Estou pensando em fazer uma quadra de Society, mas preciso saber quanto custa o metro quadrado do PISO SINTÉTICO?
Tenho um terreno de dimensões 15x30m e quero fazer um campo de futebol.
Quanto vou precisar de grama sintética, e quais materiais vou usar?
Trabalhamos com a melhor grama sintética esportiva
Qual a melhor grama sintética para jardins que dê aparência de grama natural?
E qual é o preço?
Quero colocar grama sintetica na meu quintal, vcs podem me ajudar? Qual grama colocar e qual o valor? Sao aproximadamente 73m2.
Aguardo retorno.