A heliconia ou caeté é uma das mais lindas plantas para jardim e não é difícil de cultivar. A heliconia tem origem na América do Sul e aqui no Brasil também é conhecida como bananeirinha do mato, dentre outros nomes populares. Confira nesse artigo informações sobre a planta, bem como plantar e cultivar.
Essa planta pertencente à família das heliconiacae, a caeté apresenta maior incidência aqui no Brasil.
Provavelmente nosso clima tropical, na maioria das regiões, é responsável pela facilidade do cultivo. Apesar de ser mais popular por aqui, a planta ainda pode ser encontrada na América Central, especificamente na Indonésia e nas Ilhas do Pacífico.
Sua forma exótica e exuberante faz com que a heliconia seja comumente utilizada na decoração de casas e também em jardins. Muitas vezes a mesma é comparada à linda strelitzia, conhecida como ave do paraíso que costuma se usada em jardim externo e jardim de inverno.
Quando cultivada de maneira adequada, a heliconia pode chegar a medir 3 metros de altura. Já em relação à sua categoria, a mesma é considerada um arbusto. Temos aqui uma planta perene, ou seja, terá vários florescimentos durante o ano.
Conteúdo
Significado da Planta Heliconia
A princípio a caeté é vista como a flor da fertilidade, por isso, muita gente oferece de presente à mulheres recém casadas ou já grávidas. A flor também aparece como símbolo de coragem e homenagem, ou seja, lembrança de alguém ou algum evento importante.
Como Plantar Helicônia
A multiplicação dessa espécie geralmente é realizada por meio da divisão de touceiras, ou seja, basta cortar seus rizomas e replantá-las. Então procure escolher rizomas que possuam aparência mais forte e saudável.
A caeté gosta de solos bem fertilizados e mais úmidos, portanto, principalmente nessa primeira fase, regue-a todos os dias. Por outro lado, em dias chuvosos, se a mesma estiver em local aberto, suspenda as regas.
Volte a fertilizar o solo, após 6 meses do plantio, e sempre opte por adubo quimo misturado com orgânico, normalmente o mais usado é o NPK 10-10-10.
Tipos de Heliconia
Oficialmente, temos categorizadas aproximadamente 200 tipos dessa espécie de planta, mas, segundo especialistas outras espécies ainda podem ser encontradas. Então, confira os principais tipos de caeté:
Adflexa: Com origem em Honduras e Guatemala, no sul do México, é muito parecida com a brasileira.
Ela possui folha verde-escura, longa e brilhante e suas flores são em vermelho e amarelo, bem vivos.
Angusta: Presente em todo o sudeste do Brasil, bem parecida com a anterior, mas as flores vêm em vermelho mais claro e no centro encontramos um talo branco.
Apparicioi: Encontrada no nordeste do Brasil, Equador e Peru, essa é sem dúvida uma das caetés mais lindas do mundo. Apresenta flores em rosa bem escuro e branco e no centro seus brotos são azuis e verdes.
Atropurpurea: Originária na Costa Rica, Colômbia e Panamá, essa é bastante exótica e exuberante. É toda em vermelho muito forte e brilhante, mas possui algumas partes amareladas nas pontas.
Como Cuidar da Heliconia
- A priori, fertilize a cada 6 meses com adubo orgânico e químico;
- Mantenha seu solo sempre úmido, logo, regue todos os dias. Uma vez pela manhã e outra a noite;
- Trata-se de uma planta que se desenvolve melhor em ambientes bastante iluminados, portanto se for cultivar dentro de casa, deixe-a perto de portas e janelas;
- Mantenha o solo sempre livre de ervas daninhas, também retire as floras velhas e pode os caules secos;
Comentários