Nada mais feio em uma casa quando aquela parede começa a descascar, esfarelar ou pegar mofo por causa da umidade. Mas o que fazer nessa hora? dar uma nova pintura ou refazer o reboco? Nada disso: uma parede de tijolos deve ser impermeabilizada pelo fato de ser um material poroso, ou seja, deixa passar líquidos ou fluidos. Sem a devida impermeabilização de paredes, a penetração de umidade é inevitável e é aí que começam os danos na parte interna das paredes decorrentes das infiltrações.
Conteúdo
Impermeabilização com aditivos à massa
Quem é da construção civil sabe que os problemas de infiltrações e umidade devem ser pensados e resolvidos antes da construção, pois depois que as paredes foram erguidas, a maioria das soluções é meramente paleativa. O primeiro passo para quem deseja trabalhar com impermeabilização de paredes é prever a impermeabilização do baldrame, seja com manta asfáltica ou mesmo com aplicação de hidrosfalto (pixe). caso a aplicação da impermeabilização do baldrame seja bem sucedida, você provavelmente não precisará se preocupar mais com a umidade ascendente por vários anos.
Porém há casos especiais, sem falar m quando é uma parede já existente que sofre com umidade. Nesses casos, não existe uma solução completa e definitiva, mas exitem alternativas muito boas para o problema. A primeira seria a remoção do reboco da parede para ser refeito om aditivo impermeabilizante. Esse tipo de aditivo deixa o reboco imune à umidade ascendente. O mais famoso no mercado é o vedacit, aditivo para a massa de assentamento e reboco que mantem o produto imune à umidade.
Impermeabilização de paredes com tintas especiais
Os impermeabilizantes – também conhecidos como tinta emborrachada – criam uma película elástica sobre a superfície que foi aplicada, impedindo assim a passagem de umidade para o interior das paredes. Em alguns casos, dependendo da marca e eficiência do produto, é necessário aplicar até quatro ou cinco demãos (cada camada passada em uma superfície) da tinta para obter a máxima proteção.
Confira também: Cores de tintas
Para se ter um bom resultado na impermeabilização deve-se começar removendo todas as partes soltas da parede com uma espátula de aço e lixando a superfície com uma lixa número 150. Elimine também toda a poeira que possa impedir a fixação da resina na parede. Para preparar o material a ser aplicado, siga as instruções do fabricante no verso da lata e misture bem o produto. Para aplicar a primeira demão, você pode usar pincel ou rolo (próprios para esta finalidade) e aguardar a secagem total para aplicar as outras demãos.
Impermeabilização de paredes com resina acrílica
Para a parte externa, use resinas acrílicas à base de solvente, pois são impermeáveis e possuem a característica de alta resistência a radiação ultravioleta. Use um fundo selador para que o tijolo não absorva demais a resina, uma vez que se isso acontecer pode escurecer a superfície. Além disso, o selador melhora a aderência da resina ao tijolo.
Ola meu nome é Moisés sou construtor a mais de 20 anos aqui em Limeira sp . pois bem pequei uma Obra de um Engenheiro, um sobrado grande ,o baldrame eu tive o maior cuidado posivel para fazer o embazamento fis as vigas baldrame em concreto e aço armado, como projéto estrutural fornecido pelo mesmo,assentei tres fiada de tijolo comum maciço usando Vedacit para o acentamento,
fiz o reboco com Vedacit passei trez demão de neutrolim , pois bem já terminei á parte estrutural da Obra e vou iniciar o reboco o engenheiro quer que antes do reboco e chapisco eu faça outra empermeábilisação usando vedatóp aplicado com a brocha Obs ters demão é nesessário