Janelas de Alumínio – preços, fotos e dicas

De tempos em tempos, o mercado da construção civil se renova devido a introdução de novos materiais ou aperfeiçoamento das técnicas construtivas. Entre um material relativamente recente nas construções, encontramos o alumínio, cujo início de utilização se deu em meados da década de 1950 com a construção da capital Brasília. O alumínio possui muitas vantagens em relação aos outros materiais (ferro e madeira) utilizados para a confecção de janelas de alumínio, e dentre elas, destacaria o fato de ser um material extremamente resistente à corrosão, ou seja, ele não enferruja como o ferro, por exemplo.

janelas de alumínio

janelas de alumínio

Vantagens das janelas de alumínio

Outra facilidade do alumínio, é que os perfis podem sem facilmente instalados sob medida para os vãos (abertura das janelas), tornando a mão de obra muito eficiente, e por ser tratar de um material bem mais leve que o ferro (enquanto o peso específico do ferro = 7,800 kg/m³ o do alumínio gira em torno de 2,600 kg/m³), sem falar no quesito manutenção, onde a limpeza das janelas de alumínio pode ser feitas apenas com água e sabão neutro em um panou ou usando toalha macia. Não se deve nunca usar palhas de aço ou buchas e líquidos abrasivos, assim como o sapólio (marca registrada; produto de limpeza que contém substância abrasiva e detergente). A durabilidade e longevidade desse material, pode ainda aumentar se o mesmo passar pelo processo de anodização (processo eletrolítico de acabamento e proteção de peças metálicas que forma na superfície desses materiais uma camada uniforme de óxido de alumínio) ou pintura. E devido sua principal qualidade ser a resistência à corrosão, as janelas e esquadrias em geral confeccionadas em alumínio são ideais para edificações localizadas em regiões litorâneas, devido a salinidade presente no ar.

porta de alumínio

porta de alumínio

As esquadrias de alumínio possuem a vantagem de não modificar suas propriedades quando expostas as condições climáticas (chuva, sol, frio), não modificando o brilho e nem oxidando, além de serem imunes a fungos e cupins. Uma questão que ainda dificulta a opção por janelas de alumínio é o fato do material ainda ser de custo mais elevado, pois é um recurso menos abundante e de difícil extração e beneficiamento, em comparação com o ferro e madeira. Mas de acordo com especialistas, as vantagens já citadas do material, chegam a compensar o seu custo-benefício.

Bem, sabemos o quanto as janelas são importantes dentro de um projeto arquitetônico, pois são elas que proporcionam ventilação e iluminação, além do contato visual com o exterior, as janelas são os “olhos da casa”, mas além desses importantes fatores, devemos ainda levar em consideração outras características, como estéticas, onde as janelas devem acompanhar o estilo do projeto arquitetônico, fatores como desempenho e segurança também são de extrema importância, e no caso das janelas em alumínio, devemos sempre observar a espessura e resistência dos perfis utilizados, uma vez que o mercado oferece várias opções de preço e qualidade, onde os perfis pintados (anodizados – metal que passou por processo de anodização, garantindo-lhe melhor acabamento e proteção contra a corrosão) aparecem com o custo mais elevado, por causa da proteção e da durabilidade que conferem ao material.

janela em alumínio no canto de paredes

janela em alumínio no canto de paredes

O isolamento acústico das janelas de alumínio em relação aos concorrentes – ferro e madeira – não tem o mesmo desempenho, ou seja, é um pouco inferior, mas hoje em dia a tecnologia dessas janelas tem evoluído bastante, e já encontramos facilmente no mercado janelas com fatores de isolamento acústico bem elevado, como as chamadas janelas antirruídos, onde a associação de perfis de alumínio e chapas de vidros especiais permitem um excelente isolamento.

5/5 - (21 votes)

Comentários