Em muitas casas, não há terra ou espaço suficiente para criar um jardim. Essas incluem apenas uma pequena varanda ou quintal. Outras têm um pequeno espaço que é dividido com o vizinho ou a parte de trás de uma outra estrutura ou um pequeno pedaço disponível de um jardim maior. Mas, mesmo em um único recipiente pequeno, é possível adicionar personalidade e cor, através da criação de jardins pequenos para completar a decoração de sua casa ou apartamento. Confira como você pode aproveitar esse espaço disponível em sua residência para criar o seu.
Conteúdo
Coisas a verificar
- Tamanho o seu espaço. Meça-o fisicamente. Quanto espaço você realmente tem?
Qual é o clima e exposição em seu espaço? Será que terá uma grande quantidade de sol ou sombra?
- Olhe para os arredores. Existe algo que você deseja encobrir ou esconder, como uma parede, cerca ou caixa de utilidade? Existe algo que você deseja preservar ou incorporar, como uma árvore próxima, uma visão ou outra paisagem circundante? Uma boa opção nesses casos são os Jardins verticais.
- Confira o solo. O seu pequeno espaço tem o solo? é a argila ou areia? Ele suporta outras plantas, até mesmo ervas?
- Descobra de onde a água virá. Você tem um lugar para ligar uma mangueira para regar as plantas? Se assim for, considere uma mangueira de autoenrolamento, com um bico que vai desligar a água. Obtenha uma mangueira dimensionada para o seu espaço. Caso contrário, obtenha um grande regador.
Escolha um propósito para o seu jardim
É puramente decorativo ou você gostaria de cultivar algumas ervas ou plantas alimentícias? Decida também onde vai ser o jardim. Você estará fora dele ou você vai vê-lo na sua maioria a partir de dentro de casa? Uma ou duas cadeiras e uma pequena mesa pode fazer de um pequeno jardim um refúgio atraente para sentar e ler.
Limpeza e organização
Se você quiser armazenar itens nesta área, pelo menos minimize o número de itens no espaço. Descarte ou remova todos os materiais que não são necessários e obtenha espaço para organizar e acessar o restante dos produtos.
Use uma perspectiva
Use cores mais suaves e recursos menores (folhas e flores) mais longes. Isso ajuda a dar a ilusão de um espaço maior.
Disfarce as fronteiras, ou pelo menos amenize elas
Se uma cerca ou grade é a característica proeminente na sua área do jardim, pode tornar claro o quão pequeno o espaço é. Em vez disso, use plantas como seu limite. Use todas as plantas que espreita sobre a cerca. Se você puder ver um pouco de arbusto de um vizinho ou uma árvore sobre sua cerca, plante algumas plantas mais baixas num agrupamento em frente a ela. Feito do jeito certo, pode parecer que as plantas estão em seu quintal.
Pequenos Jardins Verticais
Geralmente, o espaço horizontal é o que é mais limitado. Construir um jardim vertical, como um plantio em recipientes mais altos, é uma ótima ideia. Você também pode usar vasos na janela ou recipientes na parede, até mesmo uma mesa ou prateleiras abertas para caber mais recipientes.
Crie um ponto focal
Esse ponto focal pode ser uma cadeira ou banco colorido, uma fonte característica de água, uma planta especialmente vistosa ou plantação.
Jardim de Inverno Pequeno
Caso você more em um apartamento e não possua área de terra para compor o seu pequeno jardim, uma opção é a criação de um jardim de inverno pequeno. Esse tipo de jardim é interno à residência ou apartamento, e geralmente é feito com plantas específicas para o interior, ou seja, vegetação que necessite de menos água e luz para permanecer viva.
Os jardins de inverno pequenos podem ser feitos em um canto da casa ou apartamento, ou caso previsto em projeto, em um ambiente interno feito só para este fim.
Fotos de Jardim de Inverno Pequeno
Confira algumas ideias a seguir para montar o seu jardim de inverno na sua própria casa.
Comentários