A kaizuka é reconhecida mundialmente pelo seu visual charmoso e versatilidade que são fundamentais entre as plantas ornamentais. De origem oriental, as kaizukas são uma ótima opção de planta para jardim, mas não é apenas isso, as kaizukas são perfeitas para compor cerca viva e também para se ter dentro de casa em canteiros ou vasos.
Seu nome vem do idioma japonês e significa amontoado de conchas, uma referência, ao seu formato levemente retorcido que parecem com sítios arqueológicos daquele país. Quer ter uma planta diferente, lindíssima e que vai se destacar em qualquer ambiente? Então continue lendo e saiba mais sobre a kaizuca.
Kaizuca Árvore
Em suma, a kaizuka é um tipo de árvore conífera, isto é, ela pertence à família dos cedros e ciprestes, ela também é conhecida pelos nomes de kaiazuca, junípero chinês, pinheiro kaizuca, cipreste kaizuca. Não é difícil reconhecer essa espécie, basta observar suas principais características que são bem particulares. Veja:
- Folhagem em cor verde escura;
- Formato de cones com ramos em espiral e retorcido que formam esculturas;
- Ramos bem compactos com folhas em tamanho pequeno e mais compridas;
Portanto, se você está desenvolvendo um projeto paisagístico para sua residência ou empresa, aposte na kaizuka. A mesma pode ser planta de forma isolada ou ainda em conjunto, como é o caso das cercas vivas.
Uma curiosidade que pode te ajudar a usá-la da melhor forma, é que a mesma consegue, inclusive, isolar sensivelmente ruídos externos.
Kaizuka Bonsai
A kaizuka ainda é apreciada por amantes do bonsai, já que gera um visual lindíssimo! Isso significa que é perfeitamente possível cultivar a planta em vasos, inclusive em tamanhos menores. Com toda a certeza, se você pesquisou alguma vez por bonsais, a planta que mais aparece entre os resultados é essa.
Kaizuka em Vaso
Mas como plantar kaizuka em vaso? É um processo simples ou demanda muito cuidados e conhecimento?
Quem está disposto a ter uma, não precisa se preocupar, pois não estamos falando sobre um grau de dificuldade alto, confira a seguir algumas informações sobre como cultivar kazuika em vaso, mas que também servem para plantio em jardim.
- Clima: A priori, saiba que trata-se de uma espécie que se desenvolve melhor em clima temperado, ou seja, que com variação de temperatura regular durante o ano. Entretanto, conhecedores afiram que ela igualmente pode ser cultivada em regiões com clima subtropical, oceânico e mediterrâneo.
- Solo: Quanto ao solo, o mais indicado nesse caso são as terras férteis e enriquecidas frequentemente com material orgânico. O solo também precisa de um bom sistema de irrigação, pois a planta consegue se adaptar melhor à falta de água do que ao excesso.
- Luminosidade: Ela precisa de algumas horas de sol direto e boa luminosidade no decorrer do dia.
Kaizuka Cerca Viva
Como falei anteriormente, a kaizuka é uma alternativa inteligente quando o assunto é cerca viva. Por isso, se não estava pensando em inserir esse modelo em seu jardim.
Kaizuka Preço
Será que a kaizuka é uma espécie com valor alto ou o preço é razoável? Bem, temos aqui um tipo de planta com preço considerado mediano e varia de acordo com o tamanho. Uma muda medindo 1,50 metros de altura custa em média R$ 250,00.
Comentários