Hoje em dia é cada vez mais comum a presença de objetos que ajudam a decorar e que são uteis ao mesmo tempo. São aqueles objetos especiais que deixam a casa muito mais bonita, mas que possuem função prática e realmente estão ali para serem utilizados, de certa forma. Podemos dizer que as luminárias pendentes se encaixam perfeitamente nessa categoria de utilidades que embelezam: basta dar uma olhada rápida no mercado do ramo e descobrir uma infinidade de modelos lindos, perfeitos para todo e qualquer tipo de estilo ou decoração.
Porque escolher luminárias pendentes
As luminárias surgiram como opção aos lustres para sala. As pessoas que não queriam simplesmente um ponto de luz, mas que não dispunham de orçamento ou espaço suficiente para instalar um lustre de grande porte acabaram por optar pelas luminárias, que surgiram para dar charme e beleza ao ponto de iluminação elétrica de um cômodo.
Com o tempo ganharam designs e modelos próprios, o que tornou a escolha ainda mais legal, possibilitando diversas composições para cada estilo de casa.
As luminárias de teto podem ter vários formatos e tamanhos diferentes. Tudo depende do tamanho do cômodo e da harmonização com outros móveis.
- Por exemplo, os chamados “pendentes” (lustres) são luminárias maiores e que ficam suspensas em altura abaixo do teto. São ótimas para balcões de cozinhas americanas e cantinhos de leitura ou bibliotecas. Na sala de jantar, sobre a mesa, só fique de olho para que os pendentes não atrapalhem a visão de quem está sentado.
- Para quem prefere as luminárias embutidas, os formatos são muito variados. As ovais e as quadradas são as mais vendidas por terem design moderno, mas é possível encontrar algumas em formatos variados como flores e outros ornamentos. Elas são ótimas para sala de estar e dão excelente acabamento ao ambiente.
- Ainda no teto, as luminárias sobrepostas (plafons) são muito utilizadas para dar um ar sofisticado, principalmente em quartos e salas de estar. Elas possuem grande apelo estético e são cada vez mais vendidas.
Outros tipos de luminárias de teto
Os spots, ou pontos de luz são ótimos para quem deseja iluminação na medida certa. Eles podem ser instalados no teto, em canaletas ou no gesso acartonado, por exemplo. É possível também fazer uma mescla: deixar uma luminária maior no centro e vários spots ao redor, com ligações independentes, para que você possa escolher quais acender separadamente, se quiser.
Na parede, as luminárias são conhecidas como arandelas, onde ficam sobrepostas ou embutidas, mas recebem verdadeiro destaque no local em que estão.
Independentemente da escolha, vale lembrar que fiações elétricas devem ser planejadas com bastante atenção na hora da construção da casa. Se for caso de reforma, observe bem onde deseja instalar sua luminária pendente para que o resultado seja satisfatório.
Parabéns pelas dicas, a luminária pendente é ótima para dar um toque incrível na decoração.