A construção e decoração estão sempre em busca de novos materiais e novas tendências para construir e renovar ambientes, e uma das mais recentesf tendências em materiais para cozinhas é o marmoglass. Essa pedra sintética vem ganhando espaço no mundo da decoração devido ao seu acabamento diferenciado em relação a minerais tradicionalmente usados em pias bancadas e revestimentos, como o mármore e o granito. E você, conhece o marmoglass? Aproveite e confira em seguida tudo sobre essa fantástica pedra para bancadas de banheiros e cozinhas.
O que é marmoglass
Originário da China, o marmoglass é um material industrializado e sintético – produto fabricado artificialmente que contém elementos químicos desenvolvidos em laboratório e não extraídos diretamente da natureza. Além disso, é de fácil manutenção e limpeza e não há restrições quanto ao seu uso.
Extremamente resistente por ser produzido com pó de mármore e vidro e sob condições de alta temperatura, o Marmoglass (daí o nome marmo, de mármore, e glass, de vidro em inglês) pode ser usado nos mais diversos ambientes, inclusive em locais de alto tráfego, como aeroportos, hotéis, escritórios, entre outros. O marmoglass também pode ser utilizado em pias, peças de mobiliário, decorações, lavatórios, tampos de balcão e pisos.
Performance do material
Além de duro, não risca e sua superfície é fina e com cor uniforme, o que proporciona brilho intenso. Dentre as mais diversas características e vantagens, a absorção de líquidos é praticamente nula – uma vez que a absorção de umidade é baixa –, não mancha e é inalterável à ação do tempo.
Diferentemente do nanoglass, que é produzido a partir da nanotecnologia (um processo de construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos e permite uma fusão mais homogênea, equilibrada e constante entre os cristais de vidro e os outros materiais aglutinantes), durante o processo de corte e montagem das do marmoglass podem surgir pequenas lascas, uma vez que se usa uma película de vidro como acabamento. O nanoglass, por sua vez, tem um custo um pouco mais elevado que o marmoglass, mas ao colocar um ao lado do outro, o mármore mais puro e sem manchas sempre será o nanoglass.
Não se deve passar produtos abrasivos no marmoglass, pois isso danifica o material. Para limpá-lo, basta usar detergente de PH neutro.
Cores de Marmoglass
Por ser um material sintético, as cores do Marmoglass não estão restritas a disponibilidade natural do material, portanto é possível encontrar marmoglass nas mais diversas cores, como branco, preto, vermelho, bege ou cinza. Outra vantagem em relação aos minerais naturais, como o granito, é que não existe variação de resistência entre as diferentes cores do material. No mercado brasileiro, as cores mais procuradas são o branco, o bege e o preto, e costumam ser uma alternativa ao mármore natural em projeto de bancadas de cozinha brancas e pretas, principalmente por possuir um preço significativamente menor, apesar de um bom acabamento.
Marmoglass preço
O preço do material varia muito se você for um consumidor ou um fabricante de móveis. No caso de fabricantes, o marmoglass é comprado em placas de fornecedores internacionais, já que o material não é fabricado no Brasil. O preço pode oscilar entre U$30 ,00 a U$150,00 por painel, que possui dimensões de 3,00 x 1,20 m, isso fora as despesas de importação.
Para o consumidor, o preço já aumenta, devido a mão de obra empregada no beneficiamento da pedra para construção de pias e balcões e por causa da carga tributária. Existem porém diferenças gritantes entre os preços dos fornecedores de móveis de marmoglass, por isso é essencial pedir um orçamento do seu móvel sob medida para ter uma noção mais real do valor da pedra.
Comentários