A massa corrida pode ter como base o PVA ou acrílico, e tem como função dar acabamento liso a uma superfície. Utiliza-se em paredes antes da pintura. Se bem aplicada, garante uma superfície igualada, facilitando a pintura e tornando o resultado final muito mais bonito e nivelado.
A massa de PVA (acetato de polivinila) é tida como a massa corrida comum, sendo mais utilizada em interiores, e tem uma aparência mais fosca. Ideal para receber pintura em seguida. Seu valor é relativamente mais baixo. Já a massa corrida acrílica é mais resistente e é costuma ser mais utilizada em exteriores (e banheiros), já que veda totalmente a parede, impermeabilizando-a. É importante averiguar minuciosamente se não há algum tipo de infiltração ou umidade, para garantir um bom resultado e afastar riscos futuros.
Aplicação da massa corrida
Para restaurar uma parede com massa corrida, recomenda-se que, antes, a parede tenha sido preparada com chapisco e reboco. Lixar a parede com uma lixa grossa para fazer a preparação antes da massa também é importante. Novamente, é importante verificar se não há infiltrações ou descamações. Se houver grande necessidade, um produto impermeabilizante , como o Vedacit, deverá ser aplicado.
Se a parede estiver ok, é hora da aplicação da massa. Um item indispensável é a desempenadeira de aço. Com uma espátula, coloca-se a massa na desempenadeira, que deve ser aplicada na parede de maneira uniforme, espalhando-a. Ela cobrirá pequenas depressões (furos antigos) e rachaduras, por exemplo. Retira-se o excesso de massa Dessa forma, a parede ficará lisa, sem nenhum tipo de ondulação, pronta para receber a pintura. A desempenadeira deve ser passada na parede até que não haja nenhum tipo de buraco ou “caroço”. Recomenda-se aguardar um pouco (de 5 a 8 horas, geralmente) para ver se a parede “suga” a massa. Em seguida, deve-se verificar se há ainda trechos com imperfeições. Se houver necessidade, outra demão de massa deverá ser aplicada, repetindo todo o processo, sempre alisando a parede.
Após a secagem da massa, é preciso lixar toda a parede. Não precisa ser com lixa muito grossa nem aplicar força extrema. Há quem prefira esperar um dia inteiro de secagem para isso. Se não houver pressa, pode ser uma boa opção, já que com a massa devidamente seca, o risco de “bagunçar” algum trecho da parede é menor. Há lixas no tamanho ideal para este trabalho. As mais recomendadas são número 150. O pó da lixa pode ser espanado com uma escova ou brocha seca.
Comentários