As máquinas de costura são ideais para customizar suas roupas e realizar reparos em diversos tecidos. Sendo assim, ao comprar a melhor máquina de costura você terá a praticidade para efetuar diversos bordados e costuras na sua própria casa ou, até mesmo, exercer a profissão.
Atualmente, existem vários tipos de máquinas de costura, então é indispensável saber previamente qual deles combina com o seu perfil. Tem dúvidas de qual produto escolher? Não se preocupe, continue a leitura deste artigo e compreenda qual é o caminho para chegar até a versão ideal.
Na sequência deste guia, serão elencados os 10 melhores máquina de costura de 2021, atém das opções com bom custo benefício e a marcas mais confiáveis. Entenda!
Conteúdo
- Qual a Melhor Máquina de Costura 2021
- Máquina de Costura Elgin Bella BL-1200
- Máquina de Costura Singer M3405
- Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4423
- Máquina de Costura Yamata FY-8700
- Máquina de Costura Sun Special SS-1500
- Máquina de Costura Eletrônica Singer Legacy C440
- Máquina de Costura Computadorizada Bernette London 8
- Máquina de Costura Janome 3022
- Máquina de Costura Lenoxx Multi Points
- Máquina de Costura Elgin Pop BL1009
- Melhor Máquina de Costura (Bom e Barato)
- Melhores Marcas de Máquina de Costura
- Como escolher a Melhor Máquina de Costura?
Qual a Melhor Máquina de Costura 2021
Hoje em dia, é muito importante ter uma máquina de costura em casa para efetuar desde pequenos reparos até modificar o design de suas roupas. Além disso, caso você exerça essa atividade como profissão, talvez seja a hora de trocar seu aparelho convencional por um modelo tecnológico e versátil.
Assim, vamos conhecer juntos quais as top 10 máquinas de costurar de 2021? Entre preste atenção aos detalhes de pontos positivos e negativos, para ao fim comprar a versão que mais lhe agrada! Confira:
Máquina de Costura Elgin Bella BL-1200
O primeiro review deste ranking será sobre a máquina de costura Bella BL-1200 da marca Elgin, por apresentar uma ótima relação entre custo benefício, além de ser indicada para pequenos reparos em tecidos que não apresentem características elásticas.
A máquina de costura Bella BL-1200 é portátil, ou seja, pode ser levada para qualquer local, por causa de suas dimensões compactas de 12 cm x 30 cm x 26 cm e um peso leve, com menos de 2 quilogramas totais.
A Elgin é uma marca de origem brasileira e que vem crescendo cada vez mais no mercado nacional, gerando ao comprador uma compra segura.
Esta máquina do tipo mecânico é capaz de realizar até 6 pontos diferentes e ainda a função extra de braço livre. A portabilidade é melhorada pela alça apresentada na parte superior do produto, além da funcionalidade bivolt.
Seu design moderno também chama a atenção, com uma cor branca padrão e detalhes em rosa pink. Além disso, com esta máquina você poderá fazer as seguintes modalidades de costura: reta, zig zag, e dois tipos de bainha invisível.
Vale ressaltar as características secundárias deste dispositivo: luz de LED, enchedor de bobinas, botão seletor de pontos, conjunto de acessórios, porta fio, pedal com controle de velocidade e mais!
Máquina de Costura Singer M3405
A Singer é uma das melhores marcas da categoria, então é claro que não poderia ficar de fora deste ranking. O modelo escolhido é o M3405, por ser um dos mais vendidos e melhor avaliados da atualidade.
Contudo, o preço é consideravelmente elevado quando comparado com as outras versões da categoria. Construído majoritariamente em metal, este aparelho é um dos mais resistentes e duráveis.
Deste modo, ao investir nesta máquina de costura você terá um equipamento portátil, com as dimensões compacta de 43 cm x 34 cm x 25,5 cm e o peso eleve de 7 kg.
A Singer M3405 é inovadora e ergonômica, gerando uma maior estabilidade durante o uso. Outro ponto positivo é sua portabilidade, podendo ser levada para qualquer local sem muitos esforços.
São 23 pontos diferentes, desde os mais simples até os pontos de detalhados. A velocidade também não deixa a desejar, no geral são 750 PPM, com casamento automático e braço livre.
Em conclusão, são outras funções e aspectos apresentados por esta máquina de costura: modalidade mecânica, sistema bivolt, diversos acessórios (abridor de casas, pincel de limpeza, guia para costura, sapatilhas, entre outros), passador de linha na agulha, placa isoladora para bordados livres e pregar botões.
Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4423
Outro modelo da Singer que merece sua atenção é o 4423 da linha Facilita Pro, que merece um lugar nesta listagem por suas ótimas especificações.
O preço é muito elevado, porém os diversos pontos positivos viabilizam a compra. Tal modelo é uma das escolhas ideais para o uso profissional em alta escala, em especial por sua potência elevada.
A máquina de costura Singer Facilita Pro 4423 é ainda muito ágil, atingindo uma velocidade máxima de até 1100 PPM! Incrível, não é mesmo?
Este modelo do tipo mecânico tem um bom desempenho para trabalhar com qualquer material ou espessura de tecido. Todavia, o recurso bivolt não está disponível, porém há versões tanto em 110 V quanto em 220 V.
As dimensões de 39,5 cm x 27 cm x 16 cm e o peso de 9 kg, geram uma estrutura mais robusta e resistente, entretanto a portabilidade deste equipamento não é elevada.
Por conseguinte, estão presentes neste aparelho: braço livre, caseamento automático, costura com agulha dupla, 22 acessórios totais, etc.
Máquina de Costura Yamata FY-8700
Na continuidade de nosso ranking, trouxemos para análise a máquina de costura FY-8700 da Yamata, que pode ser utilizado de modo doméstico ou industrial.
Outro ponto de destaque é a alta qualidade ofertada por este modelo, que por sua vez, apresenta uma alta velocidade e fácil utilização.
Além disso, tal modelo é totalmente desmontável, o que facilita o acondicionamento e o transporte, caso seja necessário.
Sua velocidade é outra qualidade deste produto, que apresenta um total de 4500 RPM, gerando uma excelente autonomia ao usuário.
A Yamata FY-8700 é do tipo mecânico, portanto não espere muitas tecnologias neste sentido.
Suas dimensões robustas e o peso elevado de 60 kg, dificultam ainda mais sua portabilidade. Ademais, a falta do sistema bivolt não atrapalha tanto, até porque esta máquina é comercializada nas versões de 110 V ou 220 V.
De modo geral, são 10 acessórios apresentados: joelheira com pino, galão de óleo com 700 ml, capa de proteção para cabeçote, e muito mais!
Máquina de Costura Sun Special SS-1500
Elevando um pouco mais o padrão, chegamos na máquina de costura SS-1500 da Sun Special, por sua multifuncionalidade.
A máquina Sun Special SS-1500 é 2 em 1, ou seja, além de costurar também borda diversos tecidos. Em contraponto, seu preço é muito superior aos outros aparelhos citados até agora neste guia.
Tal aparelho é ideal para quem tem um empresa ou pequeno negócio e precisa suprir uma alta demanda, ou até mesmo realizar diversos processos em uma mesma máquina.
Além disso, são 162 pontos de costura possíveis além de uma memória interna com conexão UBS para até 257 bordados diferentes. Este produto é muito tecnológico, tendo ainda as seguintes características próprias: diversos acessórios adicionais (tesoura, adaptadores, chaves de fenda, caseamento automático e braço livre), visual moderno, estrutura robusta e leve, velocidade de 650 PPM e o recurso bivolt.
Máquina de Costura Eletrônica Singer Legacy C440
Posteriormente, temos o modelo Legacy C440 da Singer, uma máquina de costura eletrônica com excelentes especificações.
Este aparelho é 2 em 1, além de costurar de forma convencional também realiza bordados! Demais, não é mesmo?
De modo geral, são 173 modelos de bordados gravados em sua memória e uma capacidade para adição de inúmeros outros. Aliás, são 184 pontos flexíveis e decorativos, com um painel touch com tela LCD e um teclado número para configurações e acionamentos de cada modo de costura.
O valor é bem alto, porém são tantas vantagens ofertadas que o investimento compensa. A velocidade de 800 Ppm e o sistema bivolt geram uma grande autonomia ao usuário, além de ser totalmente tecnológica nas funcionalidades secundárias e no design.
Este modelo é compatível com reparo em diversos tecidos, podendo ser utilizada ainda para patchworks, bordados livres, quilt e peças mais pesadas como conjuntos de cama e banho, além de customizações variadas.
Assim, você poderá utilizar este equipamento domesticamente ou de forma comercial, devido as suas dimensões gerais de 46 cm x 20 cm x 28 cm e o peso de 10,6 quilogramas.
São outros pontos de destaque da Singer Legacy C440: níveis de velocidade ajustáveis, salvar ponto favoritos, iluminação via luz de LED com três intensidades, etc.
Máquina de Costura Computadorizada Bernette London 8
A Bernette é uma marca que tem vários produtos voltados para este setor, e a série London é uma das melhores em custo benefício.
A máquina de costura London 8 tem um visual moderno e exclusivo na cor branca clean e detalhes em preto e vermelho. Este modelo é da versão de embutir, tendo um peso total de 9 quilogramas e as seguintes dimensões: 48 cm x 37 cm x 23 cm.
O grande destaque fica por conta dos diversos benefícios e recursos secundários, bem como: 11 pontos elásticos, 3 pontos de quilting, 8 pontos decorativos e 9 pontos utilitários.
O passador de agulha automático é o grande diferencial deste modelo, que apesar de não ter muitos pontos versáteis, possui um preço vantajoso.
Para completar, a máquina de costura no modelo computadorizado Bernette London conta ainda com uma luz brilhante de LED para costura, uma bolsa para transporte e controle de velocidade pelo pedal.
Máquina de Costura Janome 3022
A Janome é outra marca muito conhecida pelos costureiros profissionais, sobretudo, por sua qualidade e bom custo benefício. Isto posto, escolhemos para analisar na oitava posição, o modelo 3022.
Seu design moderno em branco com detalhes em azul combina com a quantidade de funcionalidades adicionais. Além disso, a estrutura de 41 cm x 17 cm x 31 cm e o peso de 6,8 kg, geram um produto muito resistente que é próprio para embutir.
São 22 tipos diferentes de pontos, desde versões básicas até decorativas, além de diferentes ajustes de comprimento e largura, que possibilita ainda as costuras de retrocesso para reforço em diferentes tecidos.
A Janome 3022 é uma máquina muito duradoura, construída em alumínio fundido resistente, que contribui com uma boa estabilidade, mesmo na realização de costuras em tecidos robustos.
Este modelo disponibiliza ainda uma série de acessórios que acompanhar o produto como brinde: calcador para bainha enrolada, calcador para caseado de botão, calcador para ziguezague, 1 chave de fenda grande, 1 chave de fenda pequena, passador de linha na agulha (compatível com agulhas de 11 até 16 cm), 1 pedal de controle da velocidade, 1 óleo, etc.
Por fim, a Janome oferece ainda para este modelo uma garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação ou outros problemas que a máquina pode apresentar durante este período.
Máquina de Costura Lenoxx Multi Points
Na nona posição de nosso ranking, iremos avaliar a qualidade da máquina de costura Multi Points da Lenoxx, considerada uma das melhores escolhas em custo benefício da categoria portátil.
Este aparelho é bem versátil, porém é indicado principalmente para iniciantes e um uso doméstico, devido a sua qualidade intermediária e baixo desempenho com peças mais complexas;
Além disso, sua estrutura é bem frágil, pesando apenas 2 kg e tendo as seguintes dimensões totais: 13 cm x 28 cm x 26,5 cm. São 12 tipos de pontos, considerados poucos em relação aos modelos concorrentes.
Tal máquina de costura de tecnologia mecânica conta ainda com as seguintes características: pés antiderrapantes, recurso braços livres, retrocesso de pontos, etc.
Para completar, a máquina de costura Lenoxx Multi Points é bivolt, mas também funciona com a utilização de pilhas, podendo portanto ser levada para qualquer lugar.
Máquina de Costura Elgin Pop BL1009
Pra fechar nossa lista decidimos analisar outro modelo da Elgin, neste caso o BL1009 da série Pop.
Este modelo é muito versátil além de ter um preço oportuno que chama a atenção. Sua estrutura construída com plástico não é tão resistente, mas ao mesmo tempo é bem leve e compacta, tendo 13,5 cm x 33,5 cm x 37,5 cm e 2,5 quilogramas, que tornam tal máquina portátil.
O recurso bivolt é outro ponto de destaque, juntamente com os tipos de pontos gerais, para costura reta e zig zag. São outras funcionalidades da Elgin Pop BL1009: braço livre para costura tubular, retrocesso para reforçar a costura, cortador de linha na região frontal, etc.
Seu visual moderno em branco e vermelho combina com qualquer decoração, além da facilidade na hora da limpeza e na instalação! Incrível, não é mesmo?
Para completar as especificações sobre a Pop BL1009 é válido citar a iluminação com lâmpada de LED e a certificação do INMETRO.
Melhor Máquina de Costura (Bom e Barato)
A nossa melhor indicação no quesito bom e barato é, com toda a certeza a máquina de costura Multi Points da Lenoxx, por conta do preço excelente e das diversas especificações.
É um aparelho totalmente versátil e com um bom desempenho em peças leves, além de ser portátil e poder ser levado para qualquer local.
De modo geral, são 12 pontos de costura, e o recurso bivolt, entretanto, você poderá utilizá-la com pilhas.
Por fim a máquina de costura Lenoxx Multi Points tem pés derrapantes, recurso braços livres e realiza o retrocesso de pontos. Tendo isso em vista, caso você queria um modelo simples e barato, essa é a compra perfeita!
Melhores Marcas de Máquina de Costura
Você pode conhecer muitas marcas durante todo este artigo não é mesmo? Bem, algumas destacam-se superiormente à outras pode diversos motivos.
Com isso, as melhores marcas desta categoria em número de vendas e quantidade de recomendações positivas deste ano, foram: a Singer, a Lenoxx, a Elgin, a Janome, a Sun Special e a Yamata.
Entre elas, há ainda um destaque soberano da Elgin e da Singer, por conta da quantidade de modelos e versões disponibilizadas no mercado nacional, que englobam diversos nichos.
Como escolher a Melhor Máquina de Costura?
A busca pela melhor máquina de costura costuma ser árdua e demandar muitos esforços, no entanto utilizando-se das táticas certas, o resultado pode ser muito mais ágil.
Partindo deste ponto, os principais critérios de compra, são: tamanho, peso, tipos, painel, ajustes, configurações, estrutura, design, pontos por minuto e multifuncionalidades. Acompanhe os parâmetros descritos abaixo:
Tipos
Inicialmente, é obrigatório decidir qual é o tipo de máquina de costura que você está procurando, que é dividida em duas categorias primordiais: máquina de costura convencional e máquina de costura eletrônica. Saiba também quais os Melhor Aspirador de Pó para a limpenza da sua casa
A modalidade das máquinas convencionais, como o nome já diz, corresponde aos aparelhos básicos e que servem simplesmente para a costura e reparos e peças leves, sem muitos detalhes secundários.
Já as máquinas eletrônicas são totalmente o inverso, tendo diversas tecnologias e inovações, porém o preço também costuma ser elevado. Os modelos eletrônicos ou computadorizados, como também são chamados, apresentam diversos recursos extras bem como: painel digital, entradas USB, e estruturas diferentes.
Painel
No geral, a grande maioria dos modelos mais tecnológicos contam com um painel de LCD, de diferentes formatos e modelos, que servem para selecionar os tipos de costura ou bordados favoritos e ainda acompanhar os detalhes e configurações.
Estes displays podem ainda ser touch screen ou acompanhados de um teclado numérico com funções pré determinadas para um trabalho ágil.
Pontos por minuto
A medida de pontos por minuto (ppm) significa basicamente a velocidade atingida pela máquina, que pode ser alta em modelos robustos e intermediária ou baixa em versões compactas.
Deste modo, há opções de 400 ppm até 1.000 ppm, e tal característica dependerá exclusivamente da modalidade do produto escolhido. Para exemplificar, sempre dê preferência para as versões com mais de 600 ppm. Saiba também quais as características dos melhores ventiladores de teto.
Multifuncionalidade
As máquinas de costura podem ser ainda multifuncionais, ou seja, apresentar recursos capazes de melhorar o desempenho básico e ainda agregar funções adicionais.
Sob esse ponto de vista, há atualmente máquinas de costura portáteis e de embutir, que funcionam de modos diferentes e podem deixar seu aparelho com uma cara totalmente diferente.
Os modelos de embutir, geralmente precisam de uma mesa ou suporte próprio e que seja suficiente para suportar seu peso robusto. Já as máquinas de costura portáteis são inovadoras e abrem possibilidades de serem transportadas para qualquer local.
Ainda neste quesito, grande parte dos modelos portáteis são leves, com dimensões compactas e apresentam o recurso bivolt, sendo que há versões que também funcionam à pilha.
Por fim, o grande diferencial neste ponto são as versões 2 em 1, que basicamente costuram e bordam em um mesmo aparelho. Tal modalidade é uma das mais tecnológicas e podem apresentar todas as funções que você precisa para realizar trabalhos completos!
Comentários