A sala de jantar é um cômodo especial em uma residência. É ali que se recebem os amigos, a família e celebram-se festas especiais como aniversários, Natal, etc., e grande parte desses acontecimentos toma lugar (literalmente) à mesa. Afinal de contas, sua utilidade para as refeições é óbvia. O interessante, porém, é notar que, mesmo quando não em uso, a mesa de jantar deve ser uma “atração” do cômodo. Seu tamanho, formato e material é de extrema importância. Além de harmonizar com toda a decoração do ambiente, deve ser um bem resistente e durável.
Modelos de mesa de jantar
Ela pode ser de vidro, madeira, quadrada, retangular ou redonda e sua escolha dependerá unicamente do tamanho do cômodo. A circulação das pessoas não poderá ficar prejudicada mesmo se todas as cadeiras estiverem ocupadas. Se o ambiente for integrado, um tapete embaixo da mesa pode delimitar os espaços. Da mesma forma, ele tem de ser grande o suficiente para que a cadeira não caia em desnível quando ocupada. Um lustre mais clássico ou pendente (mais moderno) sobre a mesa e um aparador ou cristaleira completam os móveis da sala. Ambos, obviamente, presentes apenas se houver espaço disponível para isso. Se não, apenas quadros na parede ou algo do gênero para complementar.
O vidro tem sido um material muito utilizado na confecção de mesas. Ele maximiza a sensação de “amplitude” em casas menores e tem características delicadas (apesar de ser um material forte). Mesas podem conter todo o tampo fabricado nesse material ou apenas o centro dele, sendo emoldurado por madeira. Em qualquer caso, é importante ponderar cada tipo de vidro antes de fazer a escolha pela mesa ideal. Há de se levar em consideração a durabilidade, a manutenção e o preço.
Hoje em dia, há cadeiras fabricadas de acrílico, que lembram o vidro. Dá pra conciliar a mesa de madeira laqueada branca e as cadeiras em acrílico. O resultado é simplesmente lindo. Já as mesas em tons de mogno com tampo de vidro transparente podem ganhar mais “vida” se acompanhadas de cadeiras acolchoadas e revestidas com estampas vintage.
Com relação às clássicas mesas de madeira, a principal vantagem é sua durabilidade. As mais resistentes costumam ser as produzidas a partir de madeira de jatobá e pequiá. Madeira de demolição e MDF (madeira de baixa densidade) são opções para quem busca respectivamente sustentabilidade e economia.
Cozinhas americanas utilizam como mesa de jantar os balcões. Algumas banquetas servem como assentos. A economia de espaço é muito grande e podem-se escolher estilos bem criativos e interessantes. Estofamento nos assentos, por exemplo, podem ter cores vibrantes e ser um diferencial na decoração da cozinha. Para famílias maiores, mas com pouco espaço, vale também instalar um banco sem divisórias num dos lados, onde caibam mais pessoas sentadas.
As mesas redondas e as ovais tem como ponto positivo a possibilidade de encaixar mais cadeiras conforme a necessidade, pois não possuem quinas. A regra é sempre observar o espaço disponível para só então escolher a mesa e não ter nenhum incômodo no futuro.
Gostei da mesa de vidro, segunda foto gostaria de saber o valor…
Gostei da mesa toda madeira, primeira foto. Gostaria de saber qual é o valor dela e se tem um telefone que eu possa manter contato.