O jardim é parte das casas há muito tempo e é um dos responsáveis pela beleza externa da residência, além de proporcionar um pouquinho de verde e natureza ao local. Quem tem bastante espaço, pode se considerar sortudo hoje em dia, em que os metros quadrados andam disputados e cada vez mais caros. E quem não dispõe de tanto espaço exterior mas ainda assim quer um jardim em casa, pode investir num jardim interno, também conhecido como jardim de inverno. Abaixo você poderá conferir diversos modelos de jardim para se inspirar.
Na hora de escolher como será o seu jardim, leve em consideração seu estilo de vida e como ele será cuidado. Não há nada mais desastroso do que “abandonar” o jardim, deixando a casa com cara de descuido. Se houver a possibilidade de contratar alguém ou alguma empresa para fazer a manutenção, pense nisso. Se você mesmo pretende cuidar de seu jardim, lembre-se que isso deve ser constante e pontual. Há quem garanta, inclusive, que cuidar do jardim é uma verdadeira terapia ocupacional!
Modelos de jardim para o seu paisagismo arrasar
Como dissemos anteriormente, há jardins internos e externos. Os mais comuns ficam do lado de fora. Entre os modelos mundialmente conhecidos podemos citar:
- Jardim Inglês: não segue características rígidas e simétricas, respeitando a essência da natureza. Há muito espaço com gramado, árvores e flores nativas. A sensação que se tem é que a paisagem não foi mexida pelo homem.
- Jardim japonês / zen: tem como principais características a harmonização dos elementos. Há fontes, pedras e alguns elementos da cultura oriental. O jardim Japonês pode ser feito tanto interna quanto exteriormente.
- Jardim francês: aqui o cuidado com a aparência do jardim é fundamental. Seguindo as tradições do palácio de Versalhes, a ideia é que a natureza apareça de forma simétrica, bem cuidada e elaborada. Tudo é feito com bastante precisão, criando a aparência de “perfeito”.
- Jardim de Flores: o jardim “comum” de flores leva em consideração as flores da estação para que possa existir. É preciso ter o mínimo de conhecimentos da terra e também das características de cada espécie para combinar cores e elementos o ano todo.
- Jardim Espanhol: combinação de elementos naturais e fontes construídas pelo homem,teve sua origem na Espanha e até hoje é extremamente usado em fachadas de prédios públicos, escolares, municipais.
- Canteiros elevados: nesse tipo de jardim, plantas e flores são colocadas em estruturas construídas especialmente para esse fim. A planta fica longe da altura do solo, permitindo o cuidado em pé. As estruturas costumam ter formatos geométricos e entre elas podem ser construídos passeios ou trilhas.
- Jardim Knot-Garden: mais comum na Europa, também é necessário certo espaço para que ele possa ter a aparência que caracteriza um “knot-garden”. As plantas são podadas de maneira a formar verdadeiros “desenhos”, que imitam nós e laços. Do alto, a visão fica muito bonita.
- Jardim de inverno: construído dentro de casa pode ocupar o espaço de um cômodo normal. As plantas variam de acordo com a região em que a pessoa mora. O ideal é que haja abertura na parte de cima do jardim para a entrada de luz e irrigação natural da chuva.
- Jardim Vertical: Surgiu como uma tendência recente nas grandes cidades onde falta espaço para criar jardins convencionais criar espaços internos para abrigar o paisagismo e o verde. Os jardins verticais podem ser feitos em coberturas de prédios, paredes de casas externas e internas em alguns casos.
Agora é só escolher qual dos modelos de jardim mais tem mais a ver com você e com o espaço disponível e aproveitar a tranquilidade e a beleza que emana de um jardim bem cuidado.
Comentários