Diferentemente do que ocorria nas décadas passadas, nas quais os telhados das casas eram apenas mais um item na construção ou reforma, hoje em dia podemos dizer que uma boa cobertura e um bom modelo de telhado são parte fundamental do estilo de uma casa, de sua proteção e até mesmo de sua valorização. O telhado ganhou status de moldura da casa e quanto mais bonita e planejada, mais essa “moldura” fará a diferença na estética final da residência.
Projetando o seu telhado
O ideal na hora de realizar o projeto da cobertura é contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro civil. Estes profissionais são especialistas em dar as melhores dicas e indicar as melhores opções em todos os ambitos do projeto, assim como ajudar na hora da pesquisa de preços, equilibrando o orçamento disponível com o que se deseja fazer no projeto.
Quem não puder pagar pelos serviços de profissionais da área pode utilizar a Internet como boa fonte de pesquisa. O principal é não deixar o planejamento pra escanteio, fazendo o projeto de “qualquer jeito”. É possível se organizar mesmo sem ajuda especializada, evitando alguns problemas futuros.
Primeiros passos
- Orçamento na ponta do lápis. Calcular o preço médio do material necessário. Deve-se anotar toda despesa que se possa ter durante a construção ou reforma do telhado. Incluir o madeiramento para as telhas, o m² da telha escolhida.
- Estilo desejado: na hora de escolher o melhor estilo, deve-se imaginar que o resultado final terá de ser harmonioso. Ou seja: cobertura e residência devem “concordar” entre si.
Questão de estilo
Após decidir se o estilo da cada é mais voltado para o clássico ou para as tendências mais modernas, deve-se escolher as telhas e materiais para a estrutura de acordo com o modelo que se deseja alcançar. Existem vários tipos de telhas disponíveis (cerâmica, plástico, vidro) e em modelos diversos (americana, francesa, romana, plan), sendo cada uma especial para um determinado objetivo. Algumas são mais econômicas e utilizam menos peças por m². Vale a pena conversar nas lojas especializadas para descobrir qual tipo é mais adequado para cada situação.
Telhado verde
Além dos telhados mais comuns, outro tipo que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e se tornado tendência mundial são os chamados telhados verdes, que proporcionam ótimo conforto térmico e acústico, além de serem “ecologicamente” corretos (e bonitos). Nesse caso, uma cobertura vegetal é plantada sobre a laje e pode ser feito tanto em residências quando em edifícios. Nesse tipo de telhado a inclinação não precisa ser necessariamente alta, principalmente se houver intenção de permitir o transito de pessoas. A vegetação é responsável por reter grande parte da água da chuva, mas a laje recebe impermeabilizantes antes da implantação das folhagens.
Gostaria de saber se vocês vendem o Projeto Arquitetonico da segunda casa de cima para baixo aqui relacionada, sou do Mato Grosso do Sul, aguardo uma resposta,meu telefone de contato é (067) 9987-8425, Obrigado.
Como faço para adquirir o Projeto Arquitetonico do segundo imóvel relacionado de cima para baixo nesta página. Aguardando resposta. Obrigado.
Boa tarde!
Gostaria de saber como adquirir o projeto arquitetônico do quinto imóvel relacionado de cima para baixo.
Muito obrigado!
Tenho interesse em adquirir o projeto do sobrado de esquina. Aguardo resposta
Ref. Cobertura de telhado 4 águas em casa de dois pavimentos de esquina
Bom dia estou precisando fazer um telhado de cobertura de terraço em cima de uma lage de concreto usinado
porém a medida deve chegar a uns 83 metros quadrados
ele terá de ser feito em uma Água so deixando um espaço da varanda de 17 metros quadrados.