NBR 14653 » Imóveis Urbanos, Rurais, Empreendimento, Equipamentos e Mais

A NBR 14653 é uma norma que costuma confundir as pessoas, mas não se preocupe, pois é simples de entender e vou te ensinar neste post.

O motivo pelo qual alguns de nós não consegue entender adequadamente essa norma é que a mesma se divide em 7 partes

Embora todas essas partes tratem do mesmo assunto, a forma de abordagem faz pode deixar as coisas confusas. No entanto, isso acontece porque se todas essas 7 partes fossem anexadas, o arquivo ficaria imenso.

Mas você não precisa se preocupar com isso, basta ler cada parte com atenção para entender o conteúdo. Pense que a divisão só existe como forma de deixar o assunto mais didático.

NBR 14653

NBR 14653

Antes de qualquer coisa é importante entender qual a importância da NBR 14653.

A princípio, ela é fundamental tanto para a área do direito quanto para o ramo imobiliário. Isso porque ela trata sobre a avaliação de bens.

Sendo assim, sempre que houver a necessidade de fazer a avaliação de um bem, devemos acionar a NBR 14653.

Pensando em te ajudar, resolvi criar este artigo e, a seguir, vamos analisá-lo e tirar suas dúvidas sobre a NBR 14653.

NBR 14653 Imóveis Urbanos

Uma vez que entendemos a função dessa norma, vamos partir para suas definições em cada caso distinto. 

No caso de imóveis urbanos, além de seguir as diretrizes da primeira parte, é preciso adequar o modelo de vistoria. Por exemplo, considerar benfeitorias que não estão nos documentos, caracterização do terreno ou construção, etc.

NBR 14653 Imóveis Rurais

Aqui o que muda é a classificação de componentes que pode inserir, maquinário, terras, equipamentos fixos ou removíveis, veículos, benfeitorias e outros.

Além disso, entram os recursos naturais, produções vegetais, atividades pecuárias e tudo o que tiver relação com o imóvel rural.

Empreendimentos

Nessa parte as diretrizes tratam de empreendimentos de forma geral e isso se dá de duas formas:

  • Conforme a base, ou seja, com benfeitorias, parcelamento de solo, imobiliários ou todos;
  • De acordo seu estágio, projeto, concepção, execução, pré-operação, etc;

Máquinas e Equipamentos

Aqui chegamos a uma parte da  NBR 14653 que se distancia da área da construção civil.

Sendo assim, temos um guia para avaliação de máquinas, equipamentos e também instalação de bens industriais.

Então, realizamos a classificação de cada item segundo o tipo de bem, ou a situação dos mesmos. Contamos outros tipos de classificação e você pode ver no documento da norma.

Recursos naturais e Ambientais

A NBR 14653 também nos auxilia na avaliação de recursos naturais e ambientais. Classificamos os naturais em bióticos e abióticos. 

Nessa etapa do documento temos acesso aos métodos que devem ser usados para fazer esse tipo de avaliação. Em síntese, existem métodos diretos e indiretos.

Patrimônio Histórico

Por fim, esta norma também nos ajuda a avaliar o patrimônio histórico e artístico. Então, é possível avaliar a conservação, aspecto físico, o estado em relação ao projeto original, dentre outras coisas.

Nesse caso, igualmente, as diretrizes nos informam sobre métodos que podem ser utilizados para avaliar. Então, só precisamos consultar o documento e seguir as recomendações como são propostas.

Se você gostou das informações contidas neste artigo, considere ler também sobre a norma NBR 9050, e como são feitos os cálculos de rampas, portas de madeira e também de corrimão. Além de comentar, o que achou desse artigo? Lhe ajudou? Aguardamos o seu feedback.

5/5 - (1 vote)

Comentários