O projeto de iluminação de uma casa ou apartamento pode ter várias nuances. Para uma iluminação específica e muito charmosa, é comum que as pessoas utilizem luminárias de embutir. Essas luminárias são próprias para embutir em paredes, forro de gesso, laje, lambris de madeira ou plástico, etc. Sua instalação costuma ser feita através do uso de presilhas apropriadas que as mantém no lugar.
Esse tipo de luminária é super discreto e bonito. Além disso, possibilita focar a iluminação para determinado ponto do cômodo de maneira eficaz, potencializando seu efeito estético ou chamando a atenção para determinado aspecto do lugar; ou seja, é como se fosse um pequeno holofote, direcionado para um local específico.

Luminárias de embutir na cozinha
As luminárias de embutir possuem vários formatos e tipos de lâmpadas. A escolha do produto deve ser feita de acordo com a decoração da casa e com a quantidade de iluminação que se deseja ter. Quanto maior o espaço, maior o produto que deve ser adquirido. Locais menores, no entanto, precisam de luminárias menores e mais simples, para não sobrecarregar o aspecto final.
Confira mais tipos de luminárias clicando aqui.
Conteúdo
Tipos de luminárias de embutir e principais usos
As luminárias de embutir podem ser quadradas, retangulares, ovais (com globo direcionador de luz, conhecido como “orientável”) ou ainda vendidas em kits com diversos pontos de luz. A maioria costuma ser de alumínio. Os soquetes de cada uma delas estão adaptados para acomodar determinado tipo de lâmpada. Isso significa que nem todos os tipos de lâmpadas sem encaixam em qualquer luminária.
- Plafon de embutir LED, excelente para iluminação geral de ambientes
- Luminária simples de embutir com lâmpadas fluorescentes
- Luminária direcionável LED de embutir
- Luminária de piso de embutir
Sempre é importante verificar com antecedência o que o kit da luminária oferece e quanto de luz se deseja ter no local que ela for instalada.
Geralmente, as luminárias de embutir podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa. Alguns, entretanto, ficam melhores com esse tipo de produto do que outros.
Por exemplo, para quartos, o mais comum é a utilização de pontos embutidos próximo à cabeceira ou criado mudo. São utilizados principalmente para leitura, já que, autônomos, podem ser acesos em separado, sem incomodar outra pessoa que queira seu lado mais escuro.
Luminárias para a sala de embutir

Sala com iluminação de embutir dando destaque para quarto sobre o sofá

Nessa sala com decoração super moderna, temos iluminação na sanca de gesso e embutida no gesso

Luminária linear embutida no forro, em ambientes de circulação e para dar destaque na parede com spots
Luminárias para cozinha de embutir
Em cozinhas, esse tipo de luminária é utilizado para iluminar um ambiente maior. Pode ser em cima da mesa de trabalho e pia. Nesse caso o modelo mais escolhido é o retangular: mais comprido, ele ilumina melhor o local. Há quem prefira pontos de luz também na sala de jantar, para tornar o ambiente mais íntimo, instalando pontos de luz em comunhão com um projeto de iluminação maior e regulável.

Luminária embutida no forro para fazer a iluminação geral na cozinha, além de iluminação sobre a bancada

Luminárias lineares de embutir sobre o forro da cozinha

Cozinha integrada com sala de jantar. Na cozinha você confere luminárias spots de embutir e na sala um grande pendente sobre a mesa

Grandes luminárias lineares de embutir no forro da cozinha
Bom dia, Onde eu consigo aquele painel de LED com rebaixo que aparece na primeira foto da matéria “Tipos de luminárias de embutir e principais usos”
Obrigado pela atenção
Muito interessante a lâmpadas de LED, Pois elas são mais econômicas de de maior qualidade, Uma combinação perfeita entre economia e qualidade.