A arquitetura de fachadas se reinventa a todo instante buscando sempre novas alternativas de revestimentos e ideias para composição de elevações, e um material para revestimentos que está em alta é o aço corten. Esse tipo de aço mantém a textura na fachada de ferro enferrujado, mas não se degrada ao longo do tempo como as barras de ferro e elementos em aço convencionais, sendo possível manter um elemento enferrujado na fachada sem se preocupar com a sua integridade estrutural.

Fachada residencial com elemento em aço corten
O que é Aço Corten
O aço corten, tal como o nome indica, é um tipo de aço usado principalmente na área da construção civil. O verdadeiro nome deste produto é AÇO PATINÁVEL e o nome “corten” refere-se a uma marca específica do aço que ficou popularmente conhecida (como a palha de aço, que convencionamos chamar de Bombril – o nome de uma marca de palhas de aço).
A diferença entre este e os demais tipos de aço é que o aço corten possui diversos elementos na sua composição que melhoram as propriedades anticorrosivas do material, ou seja, este é um modelo de aço utilizado para durar anos, afinal ele é 3 vezes mais resistente à corrosão do que os demais aços vendidos hoje em dia.
Basicamente, o aço cria, ao longo do tempo, uma camada de ferrugem em sua superfície, mas o processo de oxidação do material não avança como no caso de um elemento de aço convencional. A própria camada oxidada do aço corten cria uma espécie de barreira contra a corrosão do elemento, evitando assim que ele colapse
Onde é usado
Como vimos o aço corten é mais utilizado na construção civil e em projetos arquitetônicos, nomeadamente na construção de esculturas urbanas – expostas a diversos agentes corrosivos, revestimentos externos, objetos decorativos entre outros diversos usos dentro da construção civil.

O aço corten é muito utilizado na composição de fachadas de residências e prédios contemporâneos

Fachada de aço patinável do museu Monteagudo, na Espanha, feito com corten recortado

Já nessa fachada de aço de luxo, o corten entra como elemento de revestimento do prédio

Fachada do parque tecnológico da UFMG em aço patinável

Na decoração de interiores, o aço corten pode ser recortado e usado em painéis decorativos

Também pode ser usado em placas para revestimento, criando um efeito que chega a lembrar a medeira

Pode ainda ser usado para a composição de elementos internos, como as vigas dessa escada
Porque ele é tão resistente?
A resistência do aço corten as diversas condições ambientais as quais são expostos e uma, senão a principal, característica desse produto e que faz dele um material tão requisitado.
Pois é, aí você se pergunta, mas então qual é a diferença, o que ele tem que os outros tipos de aços não tem? A resposta é simples, a alta resistência do aço corten aos agentes corrosivos ocorre devido a sua capacidade de proteção. Como assim?
Acontece que certos elementos presentes neste material fazem com que este, quando exposto à agentes corrosivos como o Sol, por exemplo, desenvolva uma espécie de película protetora, composta por um óxido de cor vermelha. Esta película extremamente aderente é chamada de pátina e atua reduzindo a velocidade do ataque dos tais agentes corrosivos que estão presentes no meio ambiente. Ou seja, acontece uma diminuição da velocidade de deteorização do material e assim, a sua vida é prolongada significativamente. Essa proteção da pátina do aço corten é uma estratégia diferente da usada no aço inox, que possui componentes químicos que evitam que ele entre em processo de oxidação, o que não ocorre no aço corten: ele oxida, mas apenas superficialmente.
Vantagens
As vantagens na utilização do aço corten são muitas, dentre elas podemos destacar as seguintes:
- O produto dispensa a utilização de pintura
- Ele possui uma maior resistência mecânica
- Apresenta um longo tempo de vida
- É extremamente resistente aos agentes corrosivos – por isso é indicada para utilização em ambientes externos
- Possuem uma proteção superior a qualquer outro tipo de aço comercializado hoje em dia
- Tem um custo benefício relativamente justo pelas características do produto.
Comentários