Orquídea Roxa » Significado, Tipos, Como Cuidar e Preços

A orquídea roxa é uma das mais desejadas em todo o mundo. Conheça essa flor linda, tipos, seu significado forte e aprenda como cuidar.

As flores, sem dúvida são uma boa opção para decorar ambientes internos e externos. Embora muitas pessoas tenham aderido às flores artificiais, nada substitui a graça, elegância e frescor das naturais.

Além disso, os amantes das orquídeas afirmam que o maior benefício em tê-las, é o prazer de cuidar e vê-las se desenvolvendo. 

No caso da orquídea roxa, a cor da flor é o que mais chama atenção, tendo em vista que traz uma vibração mais positiva. Contudo, para obter esse privilégio, é necessário saber como cultivar a orquídea.

Antes de começarmos a falar sobre formas de cultivo, significado e espécies, me sinto na obrigação de desmistificar algo. 

Com toda a certeza, você já ouviu dizer que as orquídeas são plantas difíceis de cuidar. A princípio, devo dizer que qualquer pessoa com informações corretas consegue ter a sua em casa.

Quer saber mais? Então sigamos lendo o post!

Significado da Orquídea Roxa

Orquídea Roxa

Vamos começar esse post sobre orquídea roxa falando sobre seu significado. Afinal, não se trata apenas de decorar a sala, fazer arranjos de mesa ou entrar para uma comunidade apaixonada.

Em se tratando do roxo, essa é uma cor que pode ter diversos significados, por exemplo, no cristianismo surge como renascimento. Por isso está presente em decoração de igreja católica durante a páscoa.

Nesse caso, a orquídea roxa tem relação direta com dignidade e também com os bons sentimentos.

Por esse motivo, a encontramos muito em ambientes específicos como sala de yoga, locais de meditação e outros. 

De acordo com pesquisas, a orquídea roxa promove a sensação de purificação energética, ou seja, nos traz positividade. Logo, também podemos usá-la em hospitais, clínicas e ambientes do tipo.

Pelo fato de ter relação com bons sentimentos, as orquídeas na cor roxa são usadas em decoração de casamento, bodas de prata e também aniversário a partir dos 50 anos.

Orquídea Lilás

Uma versão também linda é a conhecida orquídea lilás. Ela tem uma coloração mais clara, por isso, tem um visual mais romântico.

Esta espécie podemos usar em aniversário feminino, principalmente de 15 anos e ainda em formatura.

O significado aqui muda um pouco e essa versão traz um simbolismo mais próximo ao amor romântico. É comum sua citação em contos jovens românticos e as moças costumam usar em festas de formatura e noivado.

Espécies

Gostou de conhecer a orquídea roxa e deseja ter uma em casa? Então saiba que contamos com várias espécies.

A seguir, separei algumas que já são cultivadas no Brasil e dão flores em tons arroxeados. Confira!

  • Orquídea Phalaenopsis
  • Cattleya Warneri
  • Orquídea Denphal
  • Orquídea Vanda

Como Cuidar

Local: dê preferência a local que não vente muito e que receba boa iluminação natural durante a manhã;

Floração e plantio: plantar em fibra de coco ou casca de pinheiro. Além disso, devemos adubá-la uma ou duas vezes no mês, usando adubos foliares ou até os orgânicos.

Não devemos adubar durante a floração da mesma e é importante evitar fazer isso enquanto suas raízes ainda se adaptam ao solo.

Rega: o excesso de água pode apodrecer as raízes da orquídea roxa, então sempre veja se a terra está seca e molhar deixando-a úmida.

Preço

É possível encontrar uma orquídea roxa a partir de R$ 60,00.

5/5 - (1 vote)

Comentários