Há algumas semanas listamos nosso primeiro post falando sobre palmeiras para o jardim, citando diversos tipos de palmeiras e coqueiros que estão sendo usados no paisagismo de casas, residências, e mesmo parques e praças no Brasil – você pode conferir o texto clicando aqui. Mas nos demos conta que esse mercado e ramo do paisagismo está em crescimento, e as palmeiras estão cada vez mais presentes nas composições paisagísticas das pessoas, por isso apresentamos a segunda parte de nossa listagem pde palmeiras para o jardim. Dessa vez vamos citas as palmeiras ravenala, carpentaria, palmeira leque e palmeira azul, que estão com tudo no paisagismo.
Por isso se você tem pouco conhecimento na área ou se quer conhecer mais sobre as características de cada espécie fique por aí e confira essas informações já a seguir.
Palmeira ravenala
A palmeira ravenala, também conhecida como árvore dos viajantes, é uma planta que chega a atingir dez metros de altura e tem um aspecto bastante curioso – que a difere de todas as outras. Trata-se do desenho formado pelas folhas da palmeira, que por vezes, lembra as formas de um moinho.
Você deve ter se perguntado, mas porque árvore dos viajantes? Ela recebeu esse apelido justamente pela sua incrível capacidade de acumular água da chuva entre os ramos – o que fazia com que os viajantes procurassem essa planta para saciar a sede, daí o nome.
Devido à sua beleza exuberante ela é indica principalmente para jardins, ficando muito bem em composições com outras plantas.
Palmeira Leque
Essa espécie de palmeira tem um porte pequeno que dificilmente passa dos 3 metros de altura.
A sua principal característica são as folhas grandes com uma consistência coriácea, frisada e de bordas irregulares, que lembram as formas de um leque – daí o seu nome.
As folhas possuem um tom de verde bem intenso e muito decorativo. Por isso mesmo é indicada para a decoração de interiores. Isso mesmo, essa é a palmeira que você pode ter dentro de casa, sem problemas, desde que cuide bem dela.
Palmeira Azul
A palmeira azul recebe esse nome justamente pela cor das suas folhas que têm um tom levemente azulado e prateado – o que é de uma beleza imensurável.
Essa espécie pode alcançar até os 25 metros de altura, porém elas geralmente, não ultrapassam os 12 metros de altura.
As suas principais características são as folhas grandes, eretas e cerosas em número de 15 a 20 que formam uma espécie de leque, bonito e formoso.
A palmeira azul é mais usada e mais indicada para o uso paisagístico como em jardins particulares, por exemplo, onde acrescentam uma beleza e exuberância incríveis ao local.
Palmeira Carpentaria
A palmeira carpentaria é aquela famosa espécie que vemos por aí, bem alta e formosa.
As suas principais características são a sua estatura – de mais ou menos 20 metros de altura – e as suas folhas, que são enormes e muito elegantes.
Essa espécie é mais utilizada na ornamentação de espaços grandes e, geralmente, próximos a grandes construções, como por exemplo em grandes jardins, externos claro, e também em shopping centers. Você com certeza já viu uma dessa por aí, mas não soube identificar qual era a espécie. Agora você já sabe essa e muitas outras.
Comentários