Os tradicionais azulejos (ladrilhos esmaltados para cobrir paredes) agora estão com os dias contados. Por tratar-se de um material feito de cerâmica, desgastam-se como tempo e perdem a coloração, ficando opacos. Estão perdendo espaço para as pastilhas de vidro, que além de serem mais resistentes a produtos químicos, é um material impermeável, ou seja, não desgasta em contato com a umidade. Seu custo não é diferente das pastilhas de cerâmica, mas como é um material resistente e sofisticado, vale a pena investir, agregando valor à construção.
Aplicação de pastilhas de vidro
Sua aplicação também é mais fácil e não produz muitos resíduos no período da reforma, o que eleva seu custo-benefício, uma vez que não há tanta perda de material quanto os outros, facilitando a limpeza, que é realizada apenas com sabão e água. É bom salientar que enquanto um prédio com pintura precisa de limpeza a cada dois anos, aproximadamente, se for construída com pastilhas, esse período aumenta para cinco anos. Por desempenhar um ótimo isolamento térmico e ter um coeficiente de dilatação térmica quase zero, evita rachaduras quando expostas a altas temperaturas e não comprometem nem o brilho, nem a cor do material e nem seu tamanho. São ótimos isolantes elétricos e a condutividade (qualidade de um corpo ou substância ser condutor de eletricidade) é quase nula.Como as pastilhas de vidro evitam a condução do calor pela parte interna da construção, a economia de energia é um ponto favorável e ainda minimizando investimento em máquinas de refrigeração, como o ar-condicionado.
Sua aplicação pode ser feita em ambientes secos ou molhados, internos ou externos, além de superfícies curvas ou planas. Porém, deve-se ter cuidado ao revestir uma superfície, pois para que não fiquem desniveladas (com níveis diferentes), deve-se atentar para que o assentamento seja muito bem feito, agregando durabilidade e qualidade ao revestimento.
Pastilhas Resinadas
Uma alternativa similar à pastilha de vidro, porém de aplicação muito simples é a pastilha resinada, que apresenta um acabamento muito semelhante às pastilhas de vidro, porém é fixada às paredes à base de adesivos. A segui, segue um pequeno guia de aplicação desse tipo de pastilhas, fornecido pelo site http://www.casabonita.com.br/.
Cores de pastilhas de vidro
As variadas cores desse tipo de pastilha também dão destaque ao ambiente em que será instalada, como por exemplo: preta e branca dão um toque básico e ao mesmo tempo elegante, indicada para academias, escritórios, quartos, cozinhas e banheiros. E citando os banheiros, recomenda-se usar cores claras, a fim de suavizar a aparência de possíveis sujeiras e dando a impressão do ambiente ser maior do que ele realmente é. Além dessas duas cores, as azuis, as verdes, as vermelhas e as beges também são muito procuradas no mercado.
Comentários