Pé De Mamão » Como Cuidar? Tipos, Como Saber Se é Fêmea?

Cuidar de um pé de mamão é fácil, mas demanda cuidado e atenção. Veja como cultivar, tipos, tempo para crescer e como saber se é fêmea. O pé de mamão é uma das árvores frutíferas mais popular no Brasil, o que nos faz um dos maiores produtores dom mundo. O mesmo tem origem na América Tropical, isso porque nestas regiões é mais difícil de ocorrerem geadas ou temperaturas mais baixas.

Aqui no Brasil, as variedades mais populares são a Sunrise solo e também as cultivares papaya, Havaí e Amazônia. Também temos a improved Sunrise solo cv 72/12 com cultivar mamão Havaí e ainda a variedade formosa com cultivares Tainung 1 e 2.

Como Cuidar De Pé De Mamão

Pe De Mamao

A primeira coisa que devemos pensar na hora de plantar um pé de mamão é escolher o tipo. Em seguida, precisamos garantir que as mudas sejam de qualidade.

Seguindo estes passos, veja as seguintes informações que lhe permitirão cultivar um mamoeiro saudável e frutífero.

  • Espaçamento: caso queira plantar vários pés de mamão, a dica é deixar um espaço de 3 a 4 metros entre suas linhas. Já a distância entre as plantas precisa ficar entre 1,80 e 2, 50 metros.
  • Solo: o solo para plantio de pé de mamão precisa ser areno-argiloso e precisamos garantir um pH que fique entre 5,5 e 6,7. Além disso, ao escolher o local para plantar, vale evitar solos com pouca profundidade.
  • Adubação: prefira uma adubação orgânica a fim de manter seu pé de mamão com mais saúde. Desse modo, é possível adubar usando torta de mamona e cacau ou esterco de gado ou de galinha. Além disso, devemos fazer a adubação de cobertura uma vez por mês ou a cada dois meses se o solo for úmido.
  • Irrigação: o mamoeiro necessita de bastante água para se desenvolver bem e produzir bons frutos. No caso das mudas o ideal é que se regue duas vezes ao dia, mas sem encharcar. Quando estiver adulto, é possível fazer a rega uma vez ao dia, mas se a região não for muito quente.

Não deixe de conferir também:

Tipos

Contamos com diversas variedades de mamão, mas algumas são mais populares aqui no Brasil. Alguns já citei anteriormente, mas serei mais específica a seguir:

  • mamão formosa
  • macho
  • mamão-da-baía
  • mamão-da-índia
  • Papaya

Quanto Tempo Leva Para Crescer Um Pé De Mamão?

Quanto Tempo Leva Para Crescer Um Pé De Mamão

Esta é sem dúvida uma das principais curiosidades em relação ao pé de mamão. Em suma, a depender da cultivar, o mamão pode completar sua maturação entre 4 e 6 meses após a flor se abrir.

Após o plantio, de modo geral, o pé de mamão começa a dar frutos entre 8 e 10 meses.

Como Saber Se O Pé De Mamão É Fêmea?

Outra dúvida que a maioria das pessoas têm é essa: como saber se o pé de mamão é fêmea.

A saber, a planta macho tem sua floração em menos tempo e apresenta caule fino e longo. Por outro lado, a flor do mamão fêmea fica próxima ao caule e é maior do que a da macho.  Por fim, é preciso pelo menos um macho para cada 10 a 15 fêmeas, se quiser boa produção de frutos.

5/5 - (2 votes)

Comentários