Quer saber mais sobre o que é pé direito na construção de uma casa? Veja qual o padrão de altura para o pé direito e os problemas em tê-lo muito baixo. A construção de uma cosa requer uma série de conhecimento e isso não é somente para quem trabalhará no projeto.
Você também deve procurar informações sobre determinadas coisas para não ter surpresas ruins no futuro. É muito comum terminar uma construção e tempos depois notar alguns defeitos na mesma.
Um exemplo bem conhecido são os problemas de unidade nas paredes que dão dor de cabeça para sempre. Se você é do tipo de pessoa que não abre mão de saber sobre tudo o que está sendo feito no seu projeto, entenda mais sobre pé direito em construção.
Conteúdo
O Que Significa Pé Direito da Casa?
Apesar de ser um termo muito comum muita gente ainda não sabe do que se trata. O pé direito é a altura que encontra-se entre o teto e o piso da parte interna da construção.
Basicamente, olhando de dentro de uma casa, é a altura da parede até a laje. Apesar de parecer algo bem simples, é de extrema importância já que qualquer erro, por menor que seja, pode causar conflitos graves à construção.
Limite de Pé Direito
Uma dúvida bastante frequente é sobre a altura adequada dessa parte da construção.
Aqui no Brasil, de acordo com o RGEU (Regulamento Geral de Edificações Urbanas) a altura mínima para uma casa é de dois metros e quarenta.
No entanto isso costuma mudar de cidade para cidade. Algumas têm medidas mais altas e outras mais baixas.
Antes de construir é necessário verificar essas informações no município onde você mora.
Pé Direito Duplo
O pé direito duplo é uma solução arquitetônica que promove maior sofisticação aos ambientes. O mesmo foi amplamente usado entre as décadas de 40 e 50 e tem a função de dar mais visibilidade para o hall das casas.
A altura exata do pé direito duplo deve ser de duas vezes mais do que o restante do pavimento, independente do tipo de cobertura.
É perfeito para quem deseja instalar mezanino no local e uma tendência é proteger o ambiente com guarda corpo de vidro temperado e aço tipo inox tubular.
Vantagens de Pé Direito Baixo
Um pé direto considerado baixo fica em torno de dois metros e trinta é mais indicado para banheiros.
Se optar por essas medidas, terá um local com características mais aconchegantes e confortáveis.
Vantagens do Pé Direito Alto
Uma das maiores vantagens aqui é que sensação de amplitude e o visual mais requintado. Casas construídas dessa maneira são naturalmente mais elegantes e permite a exploração do uso de madeiras e materiais mais nobres.
Para quem prefere um estilo de decoração clean essa é uma ótima opção pelo frescor adquirido. Outra grande vantagem é poder trabalhar a iluminação natural o que deixa o ambiente ainda mais luxuoso e elegante.
Quem gosta de decoração com quadros grandes e cortinas também pode ousar, conforme exibido nas imagens abaixo:
Comentários