A variedade de pedras ornamentais hoje disponíveis no mercado é enorme. Você pode encontrar os mais diversos modelos com os mais diversos nomes, utilidades, preços e acabamentos. Pois ainda são muito populares e preferidos os revestimentos em madeira e pedra, por sua atemporalidade e seu acabamento elegante, e uma das pedras que mais tem ganho destaque no mercado de revestimentos naturais é a pedra mineira.
Esse material tem ganho popularidade sendo usado muito no revestimento da borda de piscinas, calçadas, e mesmo no revestimento de paredes para salas e varadas, sendo usada das mais diversas formas possíveis: em peças, ao natural e filetada. Há também uma grande variação de cores entre as peças, o que permite uma variedade quase infinita de possibilidades de usos para esse material. Confira a seguir algumas das vantagens do uso da pedra mineira.
O que é a Pedra Mineira
A pedra mineira é um quartzito – um tipo de pedras folheada com altas concentrações de sílica – que é encontrada em abundância no estado de Minas Gerais. Daí o nome: pedra mineira. Ela é por muitas vezes confundida com a pedra São Tomé.
Então para você nunca mais ter dúvida as principais diferenças entre as duas são:
- A origem – enquanto a pedra São Tomé tem origem na cidade de São Tomé das Letras, no Sul de Minas a pedra Mineira é originária da Serra da Canastra, também em Minas Gerais porém no Sudoeste do estado.
- As características marcantes – a pedra São Tomé tem a face lisa e regular, pode ser encontrada nas cores amarelada, clara, rosada e verde, é muito resistente ao atrito e é também muito dura. Já a pedra mineira tem a face rugosa, bastante irregular, pode ser encontrada nas cores mais claras até ao cinza, passando pelo amarelo e pelo rosa e é, ao contrário da primeira, pouco resistente e de baixa dureza, podendo chegar até mesmo a “esfarelar” nas mãos.
Onde usar
A pedra mineira pode ser utilizada nos mais diversos tipos de ambiente, tanto internos como externos. Há quem opte por utiliza-las como revestimento de paredes, principalmente em ambientes externos, o que é ótimo pois elas trazem ao ambiente um charme imensurável. Elas são muito indicadas para jardins externos e projetos de quintal, como caminhos, pátios, e tudo mais que a sua criatividade deixar. Entre seus demais usos podemos citar:
- Revestimento de fachadas;
- Revestimento de paredes internas;
- Revestimento de piso;
- Decoração com mosaicos de pedras;
- Piso para piscinas;
- Entre outros
Além disso, as pedras mineiras são também bastante procuradas para revestimento de bordas de piscinas, isso porque elas são excelentes antiderrapantes e ainda dão um visual incrível a sua piscina.
Preços
O preço da pedra mineira varia entre R$ 20,00 a R$ 50,00 o metro quadrado – um preço bastante em conta em relação a outras pedras utilizadas para o mesmo fim.
Então, se você ficou interessado em fazer algum revestimento ou então utilizar para decoração a pedra mineira procure um profissional da área que possa te dar uma opinião se ela é ou não a mais indicada para o fim que você deseja.
Afinal é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Comentários