Peperômia: Veja Como Cuidar? Tipos e Onde Comprar

Gosta de plantas na decoração, mas não tem tempo de cuidar? Então conheça a peperômia, uma planta linda e que não exige tantos cuidados.

Se você procura por plantas para apartamento ou mesmo que possam ser cultivadas dentro de casa, saiba que a peperômia é uma das espécies mais fáceis de cuidar dentro de residência. Assim como as suculentas, ela é bem pequena e mede cerca de 25, 30 centímetros. Ou seja, não ocupa muito espaço, adora regiões quentes e não é tóxica. Significa que podemos deixar um vaso com essa planta em qualquer local, mesmo que tenha animais e crianças, sem nenhum um tipo de preocupação.

A saber, existem muitos tipos de peperômia, logo, é essencial saber a diferença entre cada espécie para adquirir a ideal para enriquecer a decoração de sua e também para saber cuidar adequadamente.

Pensando nisso, desenvolvi um guia simples com tudo que é necessário saber sobre a peperômia, como cultivar, os principais tipos, etc. Sendo assim, confira o conteúdo!

Como Cuidar da Planta Peperômia

Comecemos, então, aprendendo como cuidar de peperômia. Segundo estas dicas, sem dúvida, seu vaso de planta permanecerá sempre bonito e sua planta sempre saudável. Confira!

Tipo de vaso: uma das primeiras dicas sobre como cuidar de peperômia diz respeito ao tipo de vaso. O ideal aqui é que o vaso tenha os tradicionais furos embaixo para o dreno necessário da água. Em síntese, podemos escolher um vaso menor, mas é importante trocá-lo conforme a planta cresce.

Iluminação: em se tratando de iluminação, a peperômia prefere a luz de forma indireta. O sol direto queima suas folhas e não lhe permite crescer saudável, portanto, o ideal é deixa-la próximo a janelas e portas.

Regas: o segredo para regar essa espécie é ficar atento às estações do ano. No verão, é necessário regar com maior frequência, já no inverno elas devem diminuir. No entanto, para se ter certeza, é sempre bom verificar se a terra está seca antes de realizar a rega. O importante é não deixar o solo totalmente seco ou muito encharcado.

Tipos de Peperômia

Como falei anteriormente, existem muitos tipos de peperômia e cada uma apresenta características distintas. Temos, por exemplo, a melancia que é popular por seu visual lindíssimo similar ao da fruta em questão. Por outro lado, a tricolor, como traz três tonalidades incríveis em suas folhas. Ela é simplesmente linda!

Além disso, temos a peperômia verde e outras em cores vivas e maravilhosas que servem para decorar qualquer ambiente. Inclusive, temos aqui uma boa alternativa para decoração de banheiro com plantas. Elas ainda podem ser usadas em cozinha, as menores, como arranjos de mesa, etc.

Então, separei aqui algumas imagens dos principais tipos dessa espécie, assim, você poderá escolher com calma as melhores opções para decorar os cômodos da sua residência ou até local de trabalho. Como estamos diante de plantas fáceis de cuidar, é possível ter vários tipos, pois as dicas gerais presentes neste post servem para a grande maioria delas.

Caperata

Peperômia

Melancia

Peperômia melancia

Pendente

Peperômia pendente

Variegata

Tricolor

Peperômia tricolor

Comentários